domingo, 28 abril 2024

Prefeitura investiga possível infecção de 13 morcegos por raiva

em várias regiões da cidade e encaminhados para analise no Instituto Pasteur, em São Paulo. Conforme mostrou o TODODIA na semana passada, um caso de morcego infectado foi confirmado na região do Parque das Nações.

De acordo com o CCZ, apesar do grande número de morcegos encontrados mortos na cidade, “não há motivo para pânico, uma vez que durante o verão é comum o surgimento de morcegos na área urbana”.

A médica veterinária Aneli Marques Neves Conceição, técnica responsável e coordenadora do CCZ, explicou que esse é o período de reprodução, sendo que muitos acabam não conseguindo retornar aos respectivos abrigos, o que resulta em mais quedas e até em ataques de cães e gatos.

Os 13 morcegos foram localizados nos bairros Santa Catarina, Novo Mundo (dois exemplares), Chácara Machadinho, Parque das Nações (dois exemplares), Parque da Liberdade, Iate Clube de Campinas (três exemplares), Jaguari (dois exemplares) e Vila Jones. O CCZ ainda aguarda o laudo do laboratório sobre a possível presença do vírus da raiva nesses animais.

Após o primeiro caso confirmado – o segundo do ano e o quinto desde 2003 -, o CCZ elaborou um material impresso com diversas orientações aos moradores e está entregando na região do Parque das Nações.

Serão trabalhados em torno de 1.300 imóveis que estão localizados num raio de 500 metros do local onde foi localizado o morcego positivo para a raiva, segundo o órgão.

Além do material, os agentes também estão orientando a população sobre como proceder caso encontre um morcego caído no interior da residência, além da importância de manter os cães e gatos com a vacinação em dia.

O órgão explicou que, quando se encontra um morcego com raiva no município, significa que há a circulação do vírus na região.

“As ações preconizadas pelo Ministério da Saúde são apenas educativas e visam orientar sobre a importância de se manter a vacinação antirrábica em dia, de cães e gatos, que é anual, e como proceder em caso de o morador se deparar com o animal na residência”, informou a nota.

No material entregue nas casas do Parque das Nações, o CCZ informa que a raiva é um vírus fatal, sem tratamento e cura, e reforça a importância da vacinação. Além disso, o órgão recomenda que, em caso de localização de morcegos caídos no chão, a população entre em contato pelo telefone (19) 3467-1187.

Também de acordo com o órgão, o vírus nunca foi localizado em humanos na cidade. Além dos cinco morcegos desde 2003, a cidade teve um caso de raiva em um cavalo no Clube dos Cavaleiros, em 2002, e em um gato, no Iate Clube de Campinas, em 1996.

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também

Preocupações com a Economia do Brasil

LUTANDO CONTRA A INTOLERÂNCIA