segunda-feira, 13 maio 2024

LUTANDO CONTRA A INTOLERÂNCIA

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filh
Foto: Arquivo Pessoal

A falta de tolerância tem sido observada em vários segmentos da sociedade humana. A intolerância tem gerado graves conflitos e tem sido a causa de muitos males sociais, sendo observada de forma bastante acentuada na religião e na política, principalmente.

Neste pequeno espaço, quero propor algumas reflexões sobre o assunto e fazer aqui algumas afirmações. Primeira afirmação é que a intolerância é sempre um obstáculo para o cultivo das boas virtudes. O apóstolo Paulo orientou os cristãos a se revestirem de boas virtudes, “de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade”. Quando assumimos um comportamento caracterizado pela intolerância, essas virtudes recomendadas acabam sendo ignoradas. É mister que não deixemos que isso aconteça. A intolerância rouba de nós a capacidade de cultivar em nós mesmos as virtudes oriundas do amor fraternal.

A segunda afirmação é que a intolerância é sempre um obstáculo para o estabelecimento da paz. Quantos conflitos sangrentos têm sido observados por causa da intolerância. Hoje, as guerras em curso são frutos dessa intolerância. Perdemos a capacidade de conviver com o diferente. Perdemos a capacidade do diálogo respeitoso e tolerante. Perdemos a docilidade. Perdemos a ternura. A intolerância tem provocado grande prejuízos para uma vida de paz e harmonia entre as pessoas.

A terceira afirmação é que a intolerância rouba de nós a capacidade de discernir. É importante que nossas atitudes e pensamentos sejam marcados por clareza e sensatez. A intolerância nos leva à cegueira. Cegueira social, emocional, e, a pior, a cegueira espiritual. Aquela cegueira que nos leva a odiar, roubando de nós a capacidade de sermos fraternos e amigos. Lutemos contra a intolerância.

Proponho que sejamos intolerantes contra toda forma de injustiça social. Proponho que sejamos intolerantes contra toda forma de exploração do outro. Proponho que sejamos intolerantes contra toda forma de preconceitos. Proponho que sejamos intolerantes contra toda forma de desrespeito. Proponho que sejamos intolerantes contra toda forma de anti-vida.

Que a vida prevaleça sobre a morte. Que o amor prevaleça sobre o ódio. Que a tolerância prevaleça sobre a intolerância.

É isto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também