Um adolescente morreu atropelado na tarde de terça-feira, dia de Natal, enquanto corria atrás de uma pipa em um trecho da Rodovia Bandeirantes, na altura do km 308, em Hortolândia. A fatalidade chama atenção para os cuidados ao brincar com pipa, principalmente no período das férias escolares.
De acordo com a AutoBAn, concessionária que administra o trecho, o helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado para prestar socorro. No entanto, Richard Amorim de Almeida, de 13 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Conforme o major Rogério Takiuchi, da PM de Americana, soltar pipa é uma brincadeira que atrai crianças e adolescentes, mas é preciso ficar atento a alguns cuidados. “Ao correr atrás de pipas, muita atenção com o trânsito”, destaca. Além disso, o major alerta para o uso do cerol (linha cortante): “Jamais utilize o cerol na linha de papagaio, o material é extremamente perigoso, principalmente para motociclistas”, afirma.
A PM orienta ainda para que crianças ou adultos não empinem pipas em cima de lajes ou telhados, para evitar o risco de quedas. Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos, ou cabos elétricos. Prefira locais abertos, como praças e parques. Se a pipa enroscar em fios, ninguém deve tentar tirá-la. Nunca use canos ou vergalhões, que aumentam o risco de choque elétrico.