Cinco capitais brasileiras (Curitiba, Florianópolis, Salvador, Campo Grande e Maceió) suspenderam a vacinação de primeira dose contra a Covid-19, pela falta de imunizante
Enquanto alguns locais avançam em imunizar pessoas com menos de 40 anos, cinco capitais brasileiras (Curitiba, Florianópolis, Salvador, Campo Grande e Maceió) suspenderam a vacinação de primeira dose contra a Covid-19, pela falta de imunizante.
Após aplicar 41.373 doses em três dias, a Prefeitura de Curitiba suspendeu a ampliação de faixas etárias para vacinação contra a Covid na quinta-feira (8). Até então, eram atendidas pessoas com 41 anos ou mais. A prefeitura não divulgou quando deve retomar as aplicações.
A Secretaria de Saúde da capital teve que suspender o esquema de repescagem de vacinação. Isso porque na terça-feira (6) mais de 8.000 pessoas mais velhas do que o grupo contemplado (42 anos) procuraram os postos de vacinação. A prefeitura suspeita que os moradores estivessem esperando a disponibilidade de doses de um fabricante específico.
Ainda nesta quinta, o Paraná recebeu cerca de 173 mil doses produzidas pela Pfizer/BioNTech e, na madrugada desta sexta-feira (9), devem desembarcar no estado 47.800 unidades da Coronavac. A distribuição dos imunizantes deve ocorrer ainda a partir desta sexta, de acordo com o governo. Eles serão utilizados para a vacinação da população em geral.
A prefeitura de Campo Grande (MS) também não conseguiu estender a faixa etária de vacinação nesta quinta-feira e resolveu promover uma repescagem para os trabalhadores da educação que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 com doses remanescentes da Janssen.
Já na quarta-feira (7), a vacinação só foi aberta na cidade para quem pode receber a segunda dose. Até então, foram contemplados moradores de 40 anos ou mais.
Florianópolis também segue aplicando apenas segunda dose desde quarta. De acordo com a Secretaria de Saúde, poucas vacinas sobraram da maratona que imunizou 18.550 pessoas na terça-feira (6). As faixas etárias atendidas envolveram pessoas acima de 40 anos.
Nesta sexta, a capital catarinense deve aplicar primeira dose apenas em trabalhadores da indústria entre 37 e 39 anos e continuar com a administração de segunda dose.
Em Salvador, onde estavam sendo vacinadas pessoas com 41 anos, a prefeitura suspendeu a aplicação das vacinas de primeira dose na terça-feira (6). A expectativa é de retomada nesta sexta-feira (9), quando devem chegar novos lotes da vacina da Pfizer e da Coronavac.
Com a irregularidade na chegada das vacinas, a prefeitura definiu uma nova estratégia para os momentos em que os estoques estiverem baixos: serão vacinadas apenas as pessoas da faixa etária definida para o dia. Dessa forma, pessoas que perderem sua vez terão que aguardar uma repescagem.
Em Maceió, a aplicação da primeira dose contra a Covid-19 foi paralisada nesta quarta-feira (7) por falta do imunizante. A Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda o recebimento de novas remessas da vacina para retomar o processo de imunização na capital alagoana.
Não houve interrupção da aplicação da segunda dose nos oito pontos de vacinação.