Brasil também ganhou bronze na natação com Thalisson Glock
José Carlos Chagas garantiu a segunda medalha de bronze do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio. No início da madrugada desta quarta-feira (1º), ele venceu o português André Ramos na categoria BC1 (para atletas com opção de auxílio de ajudantes) na disputa pela terceira colocação.
Após sair atrás, José Carlos virou o confronto e bateu o português por 8 a 2. Mais cedo, Maciel Santos levou o bronze na categoria BC2 (para atletas cadeirantes que não podem receber assistência).
André Ramos abriu 2 a 0 no início na disputa pelo bronze. José Carlos reagiu na sequência, virando o confronto para 8 a 2. O brasileiro brigou pelo terceiro lugar após cair nas semifinais para o britânico David Smith.
SEGUNDA MEDALHA DA BOCHA! ?
José Carlos Chagas, classe BC2, arrasou 8×2 e conquistou a terceira colocação na prova individual! Parabéns José!! Orgulho!!??#ParalímpicoEmTóquio pic.twitter.com/EpwFVcyug8— Comitê Paralímpico Brasileiro -ブラジルパラリンピック委員会 (@cpboficial) September 1, 2021
Antes da semifinal, José Carlos estava invicto em Tóquio. Na fase de grupos, ele levou a melhor contra André Ramos, além de vencer o japonês Yuriko Fujii e o eslovaco Tomas Kral. Nas quartas de final, bateu o holandês Daniel Perez.
Esta é a primeira medalha paralímpica da carreira de José Carlos, de 44 anos. De Ribeirão Preto, o paulista participou dos Jogos de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016, tendo sido o quarto colocado desse mesmo evento na Grã-Bretanha, mas perdendo a disputa do terceiro lugar. Também foi cinco vezes ao pódio no Parapan. Em Tóquio, a partir de quinta-feira, disputará o evento por equipes da bocha.
Com as medalhas conquistadas na bocha, o Brasil passa a somar 44 nas Paralimpíadas. São 14 de ouro, 11 de prata e 19 de bronze.
Outras medalhas
Maciel Santos conquistou a medalha de bronze na classe BC2 (para atletas cadeirantes que não podem receber assistência) da bocha, na noite desta terça-feira (31), nas Paralimpíadas de Tóquio. Maciel venceu o tailandês Worawut Saengampa por 4 a 3 e assegurou a terceira medalha da sua carreira na história das Paralimpíadas.
E a comissão técnica da #Bocha que, durante a partida de disputa do bronze de Maciel Santos, fez parecer que o local da competição tava LOTADO de tanta animação? ???
Gosto assim, @andenarede! pic.twitter.com/UdCCDmT5RU
— Comitê Paralímpico Brasileiro -ブラジルパラリンピック委員会 (@cpboficial) September 1, 2021
O brasileiro foi ouro neste mesmo evento nos Jogos de Londres, em 2012. Já no Rio-2016, conquistou a prata nos pares. Já na madrugada desta quarta, Thalisson Glock também ganhou bronze na natação, prova dos 100m libre S6 (lesão medular completa).
QUE MOMENTO! Talisson Glock bate em terceiro e garante mais um #bronze para o #BRA na prova dos 100m livres S6. FOI LINDO DE VER! #Natacao #ParalimpicoEmToquio pic.twitter.com/CUKUMEV1XU
— Comitê Paralímpico Brasileiro -ブラジルパラリンピック委員会 (@cpboficial) September 1, 2021