Vigilância em Saúde e Secretaria de Meio Ambiente avaliam ação técnica a ser adotada em curto espaço de tempo para minimizar o problema
Em meio à infestação de pernilongos em Americana, alvo de reclamações, a Prefeitura informou nesta quarta-feira (15) que no município não existe nenhuma ação específica para combate ao pernilongo comum, apenas contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue. “O período atual é propício à proliferação de mosquitos, sendo o pernilongo comum em maior quantidade, isto devido à ocorrência de chuvas e às altas temperaturas típicas da primavera/ verão”, justificou a administração.
No entanto, a prefeitura reconheceu uma alta nas reclamações. “De fato, nas últimas semanas a Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa) recebeu uma grande quantidade de reclamações sobre a presença de pernilongos nos imóveis. A Uvisa está em contato com diversas instituições, a fim de obter orientações técnicas quanto ao combate, visto que por se tratar de espécie sem importância médico-sanitária, não existe nenhum programa específico para sua eliminação nos centros urbanos”, disse.
O município ainda informou que “o setor está avaliando, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, qual ação técnica poderá ser empregada num curto espaço de tempo para minimizar o problema”.
“Os técnicos das duas pastas estão estudando quais medidas poderão ser empregadas em curto prazo, para minimizar o impacto das infestações. Porém, ainda está sendo definida qual a melhor estratégia técnica que poderá ser utilizada nas regiões mais atingidas”, concluiu.