terça-feira, 26 novembro 2024

Volta às aulas deve ter lanche saudável

A farmacêutica especialista em nutrição esportiva e ortomolecular, Roberta Travassos Gomes, que também é entusiasta da alimentação natural e mãe, conversou com o Clube Gourmet e deu várias dicas para orientar o cardápio e facilitar a preparação da lancheira 

As férias nem terminaram e muitos pais já se preocupam com o retorno às aulas, por conta da alimentação a ser oferecida às crianças na hora do lanche, que precisa ser saudável, não é mesmo?

A farmacêutica especialista em nutrição esportiva e ortomolecular, Roberta Travassos Gomes, que também é entusiasta da alimentação natural e mãe, conversou com o Clube Gourmet e deu várias dicas para orientar o cardápio e facilitar a preparação da lancheira.

Ela informa que deve-se fugir da armadilha de tudo o que há de pronto, como os pacotinhos coloridos de bolinhos e pãezinhos e os achocolatados. “Tudo deve ser natural. Para isso, é legal ter um planejamento”, explica a especialista.

Suco – “Pode ser comprado em varejões, por exemplo, que costumam comercializar sucos naturais. Ou você pode usar a polpa, vendida em supermercado, deixando descongelar da noite para o dia para preparar e com possibilidade de variar os sabores”.

Bolo – “Um bolo de banana sem farinha, por exemplo. Ninguém vai fazer um bolo diferente todo dia. A dica é fazer o bolo, cortar as fatias e congelar. Um dia antes, você deixa na geladeira para descongelar e terá lanches para alguns dias”.

Pão – “Hoje em dia, há muitas padarias que comercializam pães artesanais, mais saudáveis, os quais podem ser congelados também. O lanchinho pode ter pepinos, tomatinhos, uma pastinha de grão-de-bico, um queijo, ou queijo com geleia natural. Também é possível colocar um pouco de azeite, em vez de passar muita manteiga ou geleia, para não deixar o pão seco”.

Fruta – “Uma fruta, porque, desse modo, o lanche é balanceado. Fica bem completo, a criança não vai passar fome, terá energia e ficará gostoso”.

Entre outras opções saudáveis, Roberta destaca ovinhos de codorna, assim como pepinos picados e tomatinhos, acondicionados em potinhos. Outra alternativa é o iogurte natural com granola, adoçado com uva-passa.

“Uma criança que toma muito suquinho artificial estará recebendo muito benzoato, um conservante comum nesses sucos, que causa hiperatividade, atrapalha o comportamento da criança, a concentração e o aprendizado. Uma alimentação saudável vai favorecer como a criança vai se comportar na escola e receber toda a informação”, alerta.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também