sábado, 27 abril 2024

Aprovada lei que obriga BRK a instalar geradores em Sumaré

Medida busca evitar interrupção de água por falta de energia no ponto de captação; há previsão de multa para concessionária  

CÂMARA | Lei que obriga BRK a ter geradores é aprovada (Foto: Divulgação)

Os vereadores de Sumaré aprovaram, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (15), o projeto de lei que obriga a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, a instalar geradores elétricos nos pontos de captação de água. O projeto foi apresentado uma semana depois de a cidade ficar vários dias sem água, segundo a BRK por cortes de energia na captação.

Apresentada pelo vereador Willian Souza (PT), presidente do Legislativo, a medida conta com a assinatura de todos os parlamentares da Casa como coautores. Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ainda ser sancionado pelo prefeito Luiz Dalben (Cidadania).

Os vereadores querem ainda que, caso haja problemas de abastecimento por falhas de energia, a concessionária seja multada em 500 UFMSs (Unidades Fiscais do Município de Sumaré) – aproximadamente R$ 2.370 – para cada reincidência.

O assunto passou a ser debatido pelos parlamentares depois que cerca de 62 bairros da cidade sofreram por uma semana com descontinuidades no abastecimento. No dia 28 de fevereiro, a falta de energia elétrica comprometeu o ponto de captação de Horto I. No 2 deste mês, tanto o ponto de captação Horto I quanto o Horto II foram prejudicados pela interrupção do fornecimento de energia e a água voltou a faltar na casa dos moradores da cidade.

“Com milhares de pessoas em pouquíssimo tempo, alongando-se muitas vezes a interrupção por mais de 36 horas, entramos em caos sanitário, uma vez que a água é um bem essencial. A alegação é somente a falta de energia nas captações. Quando conversamos com a CPFL, eles falam que a energia volta em cerca de uma hora. Agora quando vai ligar a água leva muito mais”, justificou Souza.

Procurada, a BRK afirmou por meio de nota que não se manifestará sobre o projeto de lei. “A concessionária destaca que está à disposição dos vereadores para prestar os esclarecimentos necessários”, diz a nota. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também