domingo, 28 abril 2024

Comemore sempre que possível

Por Marcos Barbosa 

Celebre a vida e suas conquistas! Pequenas realizações também merecem a abertura de um vinho e o brinde. A vida passa rápido demais e não dá pra desperdiçar momentos especiais. Ontem, por exemplo, foi a colação da graduação do meu namorado e quanto orgulho tenho dele! Duas graduações completas. Tão comprometido e inteligente, dá gosto! Claro, comemoramos porque momentos como este são únicos. Aliás, esse e todos os outros, até porque por mais que as situações se repitam, cada momento tem sua singularidade.

A vida é repleta de transformações. Não seremos os mesmos pra sempre. É uma constante renovação. Os aprendizados e experiências transformam nossa vivência.

Muita gente se prende no valor, no quanto custa fazer isso ou aquilo, e muitas vezes, deixam de realizar ou estar em lugares experimentando coisas incríveis. No final a gente sempre dá um jeito.

Permita-se comemorar suas conquistas. Vivemos num ciclo idiota de pensarmos sempre no próximo passo e não reconhecemos a conclusão de cada ciclo. Celebrar é necessário e imprescindível!

Outro erro clássico é querer acelerar o tempo pra chegar logo no “lá”. E o processo, a caminhada? Às vezes o caminho é mais gostoso do que de fato a chegada. Afinal, concluir é a ponta final de todo o processo. Eu particularmente amo toda a jornada. É como se houvesse uma certeza em mim de que estou subindo degrau a degrau até a conquista, e mesmo assim, aproveitando cada etapa.

Vamos conhecer pessoas excepcionais no caminho e vamos firmar relações ímpares. É verdade também que pessoas passarão, e acredite, faz parte! No fim, tudo fará sentido.

Estou numa fase de reconhecer minhas conquistas e festejá-las, mesmo que algum tempo já tenha se passado. Até porque estamos vivos e, ainda mais depois da pandemia, é preciso celebrar. Me encontro também reconhecendo pontos chaves e pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Tenho olhado com mais carinho toda minha jornada, porque é preciso.

Isso faz parte do amadurecimento, mas também, do perdão. De deixar sentimentos ruins irem embora e a alma limpa. Fases ruins são necessárias para que nos movimentemos, e também, para que outras pessoas tenham oportunidades de se desenvolver.

Embora seja doloroso momentaneamente, depois de um tempo o quebra-cabeça se encaixa e tudo começa a fazer sentido. Tenho me tornado o pólo positivo dos locais que circulo. Por mais que me canse com o tempo, é necessário tornar a experiência positiva, sem julgamento aos outros. Temos a mania de achar que somos o foco de tudo, tornando tudo sobre a gente. Quando na verdade, não.

Celebre o amor, a saúde, as conquistas, a família, os amigos, a vida! Comemore mesmo, com festa ou sem festa, mas não deixe passar em branco. Chegar “lá” é apenas a consequência do propósito e do trabalho árduo de todos os dias. E mesmo que pareça não estar trilhando nenhum caminho, saiba que está. É que muitas vezes não é tão óbvio quanto imagina.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também

Preocupações com a Economia do Brasil

LUTANDO CONTRA A INTOLERÂNCIA