sábado, 23 novembro 2024

Bolsonaro indica primeiras mulheres para grupo de transição

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), enviou na noite de quarta-feira ao Palácio do Planalto uma nova lista de auxiliares para que sejam nomeados para a equipe de transição governamental.

A relação inclui indicações tanto para posições de colaboração, sem previsão de vencimento, como para cargos previstos na legislação da troca de governo, com direito a remuneração.

De acordo com interlocutores do militar, a lista possui 33 nomes e traz as primeiras indicações femininas. Ela foi remetida ao órgão de inteligência governamental para o processo de triagem.

A expectativa é de que seja publicada no “Diário Oficial da União” no início da semana que vem. Segundo relatos, ela inclui os nomes, por exemplo, da economista Clarissa Costalonga e das militares Márcia da Cunha e Silvia Waiãpi.

Na primeira lista, publicada na segunda-feira, havia apenas homens. A ausência de mulheres foi criticada, o que levou Bolsonaro a antecipar a divulgação das colaboradoras e anunciar a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) como ministra da Agricultura.

A parlamentar, que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária, admitiu ter negócios com o grupo JBS, mas negou haver conflito de interesses.

DE VOLTA PARA CASA
Após dois dias em Brasília para tratar da transição do governo, Bolsonaro retornou ontem para sua casa, no condomínio onde mora na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Ele desembarcou à tarde na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, por volta das 15h30, e seguiu direto para casa.
Na próxima semana, Bolsonaro retorna à capital federal, onde tem uma série de reuniões. Na terça-feira, deverá conversar com a deputada Tereza Cristina (DEM-MS), que assumirá o Ministério da Agricultura, para definir as prioridades da área.

Na quarta-feira, véspera de feriado, Bolsonaro deve se reunir com os 27 governadores eleitos e reeleitos para uma primeira conversa. A disposição é apresentar o chamado pacto federativo, que inclui programa de desestatização e desburocratização. Também deve ser mencionada a pauta dos estados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também