Por Marcos Barbosa
O ponto mais importante e indispensável: ame a si próprio antes de mais nada. Numa época como esta, há poucos dias do Dia dos Namorados, muita gente se sente solitária, desprestigiada ou sem sorte para o amor, mas ele vai muito além de uma relação romântica.
Está nas pequenas ações, gestos e pode ser na obviedade também. Como quando você lava aquela louça para diminuir os serviços da casa. Quando arruma sua cama pra não sobrecarregar outra pessoa. Ou então, quando para o trânsito para uma pessoa desconhecida atravessar.
São pequenos gestos que demonstram amor. Amor também é cuidado, empatia e zelo pelo bem-estar do outro. Vamos combinar que vivemos em tempos onde isto tem sido deixado de lado. Dificilmente você vai trombar com alguém que esteja disposto a doar um pouco de si a você.
Não é novidade que o mundo tem se tornado diariamente mais egoísta. Claro, salvo as exceções, mas grande parte se encaixa no dito. É sempre sobre o ‘eu’. Eu preciso, eu quero, eu vou. Também há quem acredite que o amor deva ser demonstrado apenas às pessoas que cercam seu cotidiano. Seja em casa, no trabalho ou em meio a amigos. Fato é que precisamos viver o amor em sua totalidade. Não importa o que virá de resposta, e mesmo se for uma negativa, você plantou uma sementinha do bem, e fazer o bem nunca é ruim.
Romanticamente falando, aos que vivem apaixonados e que vão comemorar essa data ao lado de alguém, uma dica. Não é sobre o quão caro foi o seu presente ou o tamanho da demonstração. Aliás, nem é sobre o material, o palpável. É sobre ser e sentir. Vejo muita gente contabilizando o tempo que estão juntos em uma relação como se fosse um troféu a exibir. A pergunta que fica é: o quão saudável é essa relação? Existe felicidade, amor e cumplicidade nela?
Seja presente! Esteja ao lado de quem você ama sempre que possível, dê suporte e sirva de alimento para os anseios e sonhos do outro. Seja apoio! Vejo tanta gente julgando as intenções e quereres do outro. Não é certo! Você está ao lado de alguém para somar, dividir e multiplicar. Subtrair nunca! Embora não seja muito fã de exatas, essa é a matemática básica não só para o assunto, mas também para o amor, para a vida.
Sempre falo em meus textos e reforço: as pessoas só querem se sentir especiais e lembradas.
Um relacionamento não foi constituído para as pessoas se sentirem presas ou como posse do outro. Ele vem pra complementar. Lembre sempre que existe uma característica sobre o outro, que te fez olhar diferente e se apaixonar por ele. O amor é alimento e precisa ter sua dose diária.
Que essa data sirva para você refletir sobre o amor. Antes de encontrar alguém, é ainda mais importante se amar e estar bem consigo mesmo. Do contrário, não será possível ter uma relação sincera e saudável. Amor não é cobrança, não é repúdio e tampouco lugar para insegurança e medo. Amor é sobre ser livre, dividindo a vida com alguém especial. É sobre ser feliz na simplicidade. Um feliz Dia dos Namorados a todos!