sexta-feira, 27 dezembro 2024

Golpe do boleto falso; saiba como funciona e como se prevenir

Recentemente o Poder Público de Americana foi uma vítima desse golpe 

O Brasil possui 45 milhões de brasileiros desbancarizados, o que faz com que o uso do boleto ainda seja muito recorrente como alternativa de pagamento. Infelizmente, os criminosos também aproveitam desse meio para aplicar golpes.

Nesta matéria do TODODIA, vamos conhecer melhor o funcionamento desse golpe, os sinais de que você pode estar sendo vítima e principalmente como se proteger contra essas práticas fraudulentas.

O golpe acontece quando alguém recebe um boleto para pagamento, seja digital ou impresso. Ao realizar o pagamento, o valor não vai parar na conta correta, mas sim na conta de outra pessoa. Dessa forma, é preciso tomar muito cuidado para não cair nesse tipo de armadilha.

Para isso, é importante lembrar como funciona o boleto de cobrança: o emissor do documento recebe em sua conta o valor referente a produto/serviço após o pagador realizar o pagamento do boleto. Esse processo dura em média 3 dias úteis.

Portanto, tome cuidado com os principais golpes cometidos com boletos falsos e não caia na desatenção dos fraudadores que buscam lucrar às custas da insegurança dos usuários.

Como funciona o golpe?

Via de regra, contém todas as informações e características de um boleto legal. Ou seja, conterá o código de barras, dados do emissor e valor do pagamento. Além disso, quando for pagar, é perfeitamente aceito em agências bancárias, casas lotéricas ou em aplicativos bancários.

Por outro lado, o valor pago não segue para o destino pretendido. Em vez disso, o dinheiro acaba em contas controladas pelos bandidos. Ou seja, quando você paga com um boleto bancário falso, pensa que foi pago, mas a loja ou o destinatário não recebeu o dinheiro.

Saiba mais sobre cada um dos principais golpes usando boletos falsos, de acordo com a fintech Cora:

“Erro” de pagamento | Segunda via por e-mail

Um consumidor realizou a compra de um produto online e gerou um boleto referente a essa compra, mas no outro dia recebeu uma nova via de cobrança no seu e-mail. É preciso tomar muito cuidado com esse caso!

É bem comum que fraudadores enviem boletos falsos informando que ocorreu um erro no pagamento e que se trata de uma guia corrigida referente à compra realizada. Nesses casos, a fatura enviada costuma ser bem parecida com a original, apenas com um diferencial: a conta do beneficiário é a conta do fraudador e não a conta correspondente do prestador do serviço/produto.

Como se proteger? Sempre que realizar uma compra online, apenas pague boletos emitidos no site oficial da loja. Além disso, em casos de segunda via, somente pague uma nova fatura caso a primeira já tenha vencido e você tenha solicitado mais uma guia.

E-mails alarmistas: “Urgente, boleto em aberto”

Outra estratégia clássica de golpe utilizando o e-mail é o envio de supostas cobranças com títulos alarmantes: “Urgente, boleto em aberto” ou “Sua dívida continua em nosso sistema”. O processo funciona mais ou menos assim:

1) No e-mail haverá um link ou um anexo que leva o usuário para uma página falsa para gerar o boleto ou instalar um trojan (programa que abre a porta do seu computador para invasões);

2) Enquanto você está imprimindo o boleto, um trojan que já está no seu computador modifica o código de barras do boleto;

3) Ao pagar o boleto com esse código alterado, você estará transferindo o seu dinheiro para a conta bancária do criminoso.

Como se proteger? A solução é usar um bom sistema de antivírus/antimalware. O antimalware é um software feito para proteger o seu computador contra todos os tipos de softwares maliciosos, incluindo o vírus. Portanto, adotar um bom sistema de proteção pode evitar ataques de vírus e remover arquivos infectados.

Além disso, tome muito cuidado com mensagens de e-mails com esse teor alarmista. Apenas emita boletos no site oficial do banco ou da empresa que está fazendo a cobrança. E lembre-se, dificilmente, as empresas fazem cobranças por e-mail, em caso de dúvidas, faça o contato através dos canais oficiais.

Lojas fantasmas | Venda de produtos falsos

Neste tipo de golpe, fraudadores criam ambientes online quase idênticos ao de grandes lojas ou anunciam produtos dos mais diversos tipos utilizando-se de “super promoções” para atrair a atenção. Nesses casos, os consumidores acabam realizando a compra e pagando um boleto, contudo, o produto “comprado” nunca chega, já que tudo se trata de uma fraude.

Como se proteger? Sempre que for realizar qualquer compra online, verifique se a loja possui avaliação em sites de reclamação (como o Reclame Aqui, por exemplo); se a URL é a oficial e se o site é seguro ou não.

Para identificar se o site é seguro uma boa dica é verificar se ele possui a certificação de segurança (a página possui o pequeno cadeado que fica do lado esquerdo da URL? se sim, esse é um indicativo de que ela é segura).

Superdescontos para quitar dívidas | Liberação de crédito

Esse caso acontece quando o fraudador descobre que você precisa quitar uma dívida de empréstimo e entra em contato oferecendo um superdesconto, caso você pague um boleto de cobrança. Por exemplo, vamos imaginar que você tenha uma dívida de R$40.000,00; a abordagem do fraudador poderá ser: “caso você realize hoje o pagamento de um boleto de R$25.000,00, o restante da sua dívida será abatido”. Tentador, não é mesmo?

Além disso, outro golpe comum se refere à contratação de uma linha de crédito, por exemplo. Nesse caso, o fraudador entre em contato informando que caso a pessoa pague uma taxa “X” extra, ela deixará de ter empecilhos para contratar uma linha de crédito. Outra abordagem comum é a necessidade de um “depósito antecipado” para liberação do crédito.

Como se proteger? Sempre desconfie de qualquer contato que ofereça descontos ou grandes vantagens. O melhor caminho nesses casos é entrar em contato com os canais oficiais da empresa em que a sua dívida está aberta ou contatar os órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Além disso, outra informação superrelevante é que o Banco Central (BC) estabelece que as cobranças de tarifas e taxas das instituições financeiras sobre empréstimos devem ser cobradas junto às parcelas e nunca antes da liberação/aprovação do crédito.

Portanto, para saber se a cobrança pela contratação da linha de crédito está correta, assegure-se de que:

  • A cobrança não é feita antes do dinheiro do empréstimo cair na conta;
  • A cobrança não é feita à parte das parcelas do crédito.

Caso esses dois cenários não sejam atendidos, desconfie da fraude!

Por fim, verifique se a comunicação está sendo feita através de fontes seguras e nunca passe suas informações pessoais por e-mail ou por WhatsApp. Em caso de dúvidas, sempre entre em contato pelos contatos oficiais da empresa.

Todos estamos suscetíveis ao golpe

Infelizmente, não existe “imunidade à fraudes” e todos nós corremos o risco de ser abordado por algum fraudador em qualquer momento da vida. Não importa se a vítima seja pessoa física (consumidor) ou pessoa jurídica (empresa ou ente público), o golpista não se intimida e conta com a sorte para não ser descoberto. Um exemplo de que todos somos vulneráveis aconteceu recentemente, na cidade de Americana e envolveu o Poder Legislativo Municipal que perdeu R$ 38 mil no golpe do boleto falso.

Leia a nota oficial da Câmara de Vereadores de Americana no final desta matéria.

Dicas da SERASA para se proteger de boleto falso

Dica 1: Sempre confira os números do código de barras

Nos boletos verdadeiros, os números do código de barras aparecem na parte superior e na inferior do documento e elas devem ser exatamente iguais.

Como explicamos anteriormente, os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto.

Dica 2: Verifique a fonte que emite o boleto

Os golpistas estão atentos às movimentações que fazemos, principalmente na internet. Se você fez alguma compra online ou acessou site de negociação, emita o boleto diretamente no canal oficial e não clique em boletos enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp, caso isso não tenha sido acordado.

Dica 3: Confira os dados do boleto

Boletos falsos podem vir com erros de português. Por isso, confira se as informações são verdadeiras e escritas de forma correta.

Confira informações de data de vencimento, nome do beneficiário e o CNPJ. Em caso de dúvida quanto ao CNPJ, uma busca rápida na internet pode te ajudar a conferir se ele é real.

Dica 4: Fique atento ao valor

O valor total do boleto sempre aparece em dois campos do documento: no final do código de barras e também no espaço chamado “valor do documento”. Se esses valores não baterem, você pode estar com um boleto falso.

Outro ponto de atenção é se o valor da cobrança está diferente do acordado ou diferente no caso de cobranças fixas.

Dica 5: Preste atenção aos dados do beneficiário

O CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário. Algumas empresas usam ou nome da razão social (nome oficial da empresa) e outras, o nome fantasia.

Se você desconfiar do nome, vale fazer também uma busca rápida na internet.

NOTA OFICIAL DA CÂMARA DE VEREADORES DE AMERICANA

“A Câmara Municipal de Americana comunica que foi vítima de um golpe através da emissão de um boleto falso. Ao efetuar um pagamento a um fornecedor, a Coordenadoria de Finanças e Orçamento da Casa recebeu um boleto falsificado e efetuou o pagamento, no valor de R$ 38 mil.

Tão logo a situação foi confirmada junto ao fornecedor, a direção da Câmara registrou boletim de ocorrência comunicando o fato. Uma sindicância interna foi aberta para apurar o ocorrido.

Os pagamentos por boleto são comuns no poder público, que só efetua pagamentos em vias oficiais como transferência bancária, boleto ou cheque. Entretanto, mesmo seguindo todos os procedimentos adequados e observando todas as boas práticas de contabilidade, o legislativo foi vítima de um golpe que tem se tornado cada vez mais frequente.

A Câmara Municipal de Americana mantém seu compromisso com a transparência, responsabilidade e respeito com os recursos públicos.”

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