O Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas – abriu na segunda-feira da semana passada (22), a convocatória para grupos interessados em participar de sua 17ª edição, que será realizada entre os dias 29 de julho e 6 de agosto em Campinas. O tema do ano é ‘Tecnologias para sonhar’.
As inscrições se encerram nesse sábado (03) e podem se candidatar gratuitamente, grupos sediados em qualquer cidade da Região Metropolitana de Campinas através do site oficial do Festival, em http://feverestival.com.br/. Serão aceitas inscrições de espetáculos inéditos e não-inéditos que se relacionem com o tema do ano.
O evento é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2022).
Em 2023, o Feverestival propõe uma reflexão sobre o território dos sonhos e as tecnologias – conjuntos de saberes coletivos e não somente de bens de consumo – que nos possibilitem sonhar.
O núcleo responsável pela organização do Festival, acredita no sonhar como um “conector de memórias individuais e coletivas, tanto das lembranças doces, quanto daquelas amargas de tempos sombrios e de dor”, enaltecendo que para sonhar, é preciso lembrar para não esquecer.
O Núcleo Feverestival é composto por Bruna Schroeder, Cauã Borari, Cauê Moreira, Cristiane Taguchi, Dandara Lequi, Dudu Ferraz, Francisco Barganian, Juliana Kaneto, Mariella Siqueira e Vini Silveira.
Ao explicar o tema, o núcleo afirma que busca provocar artistas da região a se expressarem acerca de algumas indagações.
“Nessa empreitada, perguntamos: quais são as suas tecnologias para seguir sonhando? O que torna possível continuar acreditando em movimentos de transformação artística, social e territorial? Qual o peso das supostas barreiras que separam o sonho, a memória e a realidade? Afinal, por que seguir sonhando?”, disseram os membros. O núcleo ainda afirma esperar que novas percepções surjam dessas trocas.