O STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para a próxima sexta-feira (30), o julgamento de mais 45 pessoas acusadas, que tiveram a participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. A Corte vai analisar o oitavo bloco de investigados que foram denunciados pela PGR (Procuradoria Geral da República).
O julgamento será no plenário virtual, modalidade onde os ministros colocam os votos no sistema eletrônico da Corte. A votação irá até segunda-feira (26). O STF abriu ações penais contra 1.245 pessoas acusadas. Ao total, foram 1.390 denúncias apresentadas pela PGR, sendo que cerca de 250 acusados continuam presos sob acusação de agir como autores e investigados dos atos.
Policiais que ajudaram a conter a destruição do patrimônio do Supremo, do Congresso e do Palácio do Planalto serão testemunhas de acusação. Os depoimentos estarão sendo dirigido por juízes instrutores do gabinete do ministro Alexandre de Moraes.
Na próxima semana, além do julgamento, o STF irá iniciar as audiências de instrução dos processos. O gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, ficará responsável pelas oitivas.