quarta-feira, 27 novembro 2024
BLOCO ECONÔMICO

Brasil assume comando do Mercosul nesta terça-feira (04)

Presidente Lula buscará conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia durante seu mandato
Por
Isabela Braz
Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume nesta terça-feira (04), a presidência rotativa do Mercosul – bloco econômico de países sul-americanos englobando Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – durante os próximos seis meses.

A posse acontece nesta manhã na 62º Cúpula do Mercosul e Países Associados, em Puerto Iguazú, na Argentina. Com o comando do grupo, o Brasil passa a ter a responsabilidade de organizar o fórum social, o fórum empresarial e a próxima cúpula do bloco em território nacional.

Desde 1991, o Mercosul tem como regra a presidência rotativa do bloco, com mandatos que duram por seis meses. Os países associados – Bolívia, Chile e Colômbia – não fazem parte da rotação de controle do bloco econômico.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), durante a cúpula, os presidentes dos países do Mercosul (Alberto Fernández, da Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, Mário Abdo Benítez, do Paraguai e Luiz Lacalle Pou, do Uruguai) vão debater, além do acordo com a União Europeia, um possível tratado com a Associação Europeia de Comércio Livre (AECL), grupo de países do continente que não participam do bloco europeu – como a Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein –, e outro com Singapura.

Segundo dito em coletiva no Itamaraty na última quinta-feira (29), pelo secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do MRE, embaixador Maurício Lyrio, o governo está traduzindo as instruções do presidente para apresentar aos parceiros do Mercosul e depois a União Europeia. “É um processo que não é tão rápido porque os acordos são muito delicados e têm exigido um trabalho de coordenação interna muito intenso”, afirma.

O presidente Lula se encontra com o presidente Alberto Fernández às 10h e vai até a sessão plenários dos chefes do Mercosul que deve ter início às 10h30. A expectativa é que o presidente retorne ao Brasil às 16h

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também