sábado, 27 abril 2024

Pais vetam volta às aulas presenciais em 4 grandes escolas particulares de Americana

Pais votaram contra a volta às aulas presenciais em 3 de novembro em escolas particulares de Americana. Pelo menos quatro das mais tradicionais escolas da cidade já divulgaram o resultado e não atingiram o quórum definido pela prefeitura de pelo menos 35% concordando com o retorno presencial. Porém, já há escola que atingiu a meta e está pronta. 

Decreto publicado pelo prefeito Omar Najar (MDB), em 29 de setembro, permitiu a volta das aulas presenciais em escolas particulares e estaduais em 3 de novembro, desde que 35% ou mais dos alunos concordem com o retorno presencial. Interessados devem enviar documentação à prefeitura, com o resultado da enquete. As aulas da rede municipal seguirão remotas até o ano que vem. 

O Colégio Ilimit enviou nota aos pais informando que, dos 624 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio, 175 quiseram voltar, o que representa 28%, “porcentagem insuficiente para dar entrada no protocolo”. As aulas seguirão à distância até o fim deste ano. 

A escola entrou com pedido na prefeitura “solicitando autorização para realizar atividades presenciais de recuperação resgate e extracurriculares”. 

O Instituto Educacional de Americana também divulgou aos pais o resultado da pesquisa: 21% apenas votaram pelo retorno presencial no dia 3 de novembro. 

“Com o resultado não será possível o retorno das aulas presenciais. O instituto está totalmente preparado para recebê-los e cheio de grandes novidades. Em breve enviaremos protocolo de retorno das aulas presenciais de 2021”, informou. 

O Colégio Anglo Cezanne chegou a fazer duas enquetes. A primeira deu 32% pelo retorno. Como alguns pais não tinham participado e pela proximidade da meta, de 35%, a escola fez outra. “Conseguimos 33%, ainda insuficientes, portanto, as aulas continuam remotas em 2020”, diz nota da diretora Jacyra Kawakami. 

“Sentimos muito em não poder voltar, pois sabemos que muitas famílias precisam da escola e que os alunos sentem falta do colégio”, lamentou a diretora. “Estamos prontos para auxiliar os alunos na retomada dos conteúdos e sanar possíveis defasagens”, completou. 

Há duas semanas, o TODODIA noticiou que o Colégio Salesiano Dom Bosco definiu por não retomar as aulas presenciais em novembro, segundo a diretora pedagógica Patrícia Albieri Guidolin. 

A escola já tinha feito uma enquete com os pais, que teve 70% das famílias preferindo terminar o ano de forma remota. 

“Apesar de ter sido uma decisão muito difícil, recebemos muitas mensagens de apoio à decisão tomada. Sempre comunicamos os pais com embasamento nas deliberações da saúde e da educação, essa transparência fortaleceu a decisão e evitou discussões”, informou Patrícia. 

NOVE ESCOLAS DEMONSTRAM INTERESSE EM VOLTAR  

A Prefeitura de Americana informou na noite de ontem que, segundo a Secretaria de Educação, nove escolas particulares demonstraram interesse em retomar as aulas presenciais a partir do dia 3 de novembro e quatro delas já entregaram a documentação completa. 

Uma delas é o Colégio Moraes, que já se preparava para retomada desde 10 de outubro e aguardava a decisão dos pais e alunos, conforme noticiou o TODODIA. 

Maressa Camargo, diretora pedagógica do colégio, confirmou à reportagem ontem que os pais querem aula presencial. “Atingimos a quantidade necessária para voltar no dia 3”. 

Segundo o Estado, a reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também