Segundo o Ministério da Saúde pequenos cuidados podem prevenir a doença
No dia 13 de outubro, médicos, legisladores e outros profissionais da saúde de todo o mundo promovem o Dia Mundial da Trombose. A campanha tem como objetivo alertar a população sobre os perigos dos coágulos de sangue, buscando evitar mais de 10 milhões de mortes ao ano.
A trombose pode ser responsável pelo desencadeamento de uma série de condições médicas potencialmente fatais, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e tromboembolismo venoso (TEV).
“O TEV ocorre quando um ou mais coágulos se formam em uma veia profunda, mais frequentemente na perna, e viajam pela circulação, podendo se alojar nos pulmões – condição conhecida como embolia pulmonar”, explica a Dra. Joyce Annichino, hematologista e professora do departamento de clínica médica da Unicamp.
De acordo com o Ministério da Saúde, pequenos cuidados podem prevenir a trombose tanto pós-cirurgia como no cotidiano, afinal, a maior parte das causas da doença podem são evitadas. Por isso, além de realizar consultas e exames regularmente com especialistas é fundamental manter-se em movimento, se possível, através de atividades físicas rotineiras. Ingerir bastante líquido, evitar o consumo de álcool e tabagismo, e manter uma dieta equilibrada também são algumas formas de prevenção.
A Campanha
A campanha, lançada em 2014, é promovida pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH, sigla em inglês), conectando e capacitando mais de 3.000 organizações parceiras e indivíduos de mais de 120 países, para unir forças na conscientização, tratamento e prevenção da doença. A data também apoia a meta global da Assembleia Mundial da Saúde de reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em 25% até o ano de 2025.