
A chegada do homem à Lua sempre foi um assunto que provocou grandes discussões. De um lado, aqueles que não acreditam que isso tenha acontecido, do outro os que defendem ser esse um grande avanço da humanidade.
Independente do posicionamento, a verdade é que o cinema e a literatura contribuem com essa discussão com várias obras sobre o assunto.
Para aprofundar o assunto, especialmente do ponto de vista histórico, a TV TODO DIA conversou com o professor de história de Santa Bárbara d´Oeste, Geraldo Rogério dos Santos sobre os 55 anos em que o homem pisou pela primeira vez em solo lunar, relembrado neste sábado (20).
TV TODO DIA: Como foi essa experiência para a humanidade?
Geraldo Rogério dos Santos: A data do 20 de julho é uma data muito importante para a humanidade, marca a chegada do homem à Lua no dia 20 de julho de 1969, que foi a primeira vez que o homem pisou na Lua. O astronauta americano Neil Armstrong desce da Apolo 11, pisa na Lua e finca a bandeira americana em solo lunar. É um dos feitos mais importantes da humanidade, e esse feito do homem chegar à Lua é um avanço tecnológico muito grande para a humanidade. Essa missão era composta por três astronautas: Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Embora, nós temos muita gente que não acredita que o homem tenha pisado na Lua, e eu já vi muitos relatos de pessoas dizendo que isso é truque de Hollywood, isso é coisa de filme e que isso não aconteceu. Mas isso aconteceu. Isso foi um fato e nós podemos considerar que acontece num momento muito significativo no mundo. No ano de 1969, nós vivíamos a Guerra Fria, que começa em 1948 e termina em 1991 com o fim da União Soviética. Durante a Guerra Fria, União Soviética e Estados Unidos dividiam o poder do mundo – poder político, econômico e tecnológico. E essa chegada do homem à Lua nos podemos considerar foram três grandes vitórias dos Estados Unidos da América em cima da União Soviética. E os Estados Unidos vence a corrida espacial.
TV TODO DIA: Por que uma segunda missão tripulada ainda não aconteceu na Lua?
Geraldo Rogério dos Santos: Porque simplesmente chegar à Lua era um desejo dos países que estavam coordenando a Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética, em 1957, iniciam a chamada “Corrida Espacial”. Os russos desenvolvem satélites espaciais, colocam em órbita no entorno da Terra, e depois esses satélites retornam. Já os Estados Unidos iniciaram um projeto maior, um projeto grandioso, porém um projeto caro que seria colocar um homem pisando na Lua. Os Estados Unidos foram os primeiros a chegar. Então aí é aquela questão de dizer que eu cheguei primeiro, então eu sou o detentor da tecnologia. Depois disso perdeu-se o interesse. Então, hoje, há estações espaciais, satélites espaciais sendo colocados em órbita, mas o homem não tem mais o interesse de pisar na Lua. Quem tinha que pisar já pisou. Naquele momento em que o mundo estava vivendo a Guerra Fria era de fundamental importância alguém chegar à Lua primeiro. E esse primeiro foi os Estados Unidos da América.