sexta-feira, 22 novembro 2024
APAGÃO NACIONAL

22 estados registram queda de energia nesta terça-feira (15)

Segundo a ONS, a rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga
Por
Isabela Braz

Na manhã desta terça-feira (15), brasileiros despertaram com queda de energia em quase todos os estados do país. Da região Norte ao sul, ao menos 22 estados e o Distrito Federal registraram queda de energia por volta das 8h30.

Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), a partir de dados do NOS (Operador Nacional do Sistema), informou por meio de nota que uma ocorrência na rede de operação do SIN (Sistema Interligado Nacional) interrompeu 16 mil MW (megawatt) de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, afetando também estados do Sudeste.

Em nota, a ONS afirmou que até às 10h09, 7 mil MW já tinham sido recuperados. “O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”. Operações na região Sul e Sudeste já foram concluídas.

O Ministro do MME, Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Há relatos de queda de energia no Distrito Federal e 22 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Na região, o município mais afetado foi Campinas, com apagões registrados em alguns bairros, Santa Bárbara d’Oeste também teve registros de queda de energia. Nova Odessa, Sumaré e Americana até o momento não registraram reclamações.

Em nota, a CPFL confirmou as mesmas informações que a ONS e que a interrupção aconteceu para parte dos clientes das quatro distribuidoras de energia, a CPFL Paulista, Piratininga, Santa Cruz e RGE. “A CPFL esclarece que todos os clientes foram restabelecidos e aguarda mais informações do ONS referente à causa”, diz em nota.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também