terça-feira, 12 agosto 2025

55% vêem chance de fraude em eleição, diz pesquisa

A suspeição sobre as eleições criada por Bolsonaro é um dos elementos de sua campanha à reeleição 

O levantamento foi feito com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, na quarta (25) e quinta-feira (26) – (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

A insinuação do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que pode haver fraude nas eleições associada a falhas de segurança no sistema de votação é endossada de alguma maneira por 55% da população, segundo a pesquisa Datafolha realizada nesta semana. Para 34%, há muita chance de que o pleito deste ano seja fraudado. Outra parcela de 21% responde existir um pouco de chance. Por outro lado, 43% dos entrevistados acreditam ser nulo esse risco, e 2% não sabem ou não opinaram.

O levantamento foi feito com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, na quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa, contratada pela Folha, está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.

Antes de serem questionados sobre a hipótese de haver fraude, os entrevistados foram lembrados pelos pesquisadores da informação de que Bolsonaro costuma questionar a integridade do sistema eleitoral e ventilar a possibilidade de problemas. Ele, contudo, não apresenta provas.

A suspeição criada pelo mandatário é um dos elementos de sua campanha à reeleição, o que enseja o temor de que ele possa refutar o resultado caso saia derrotado. Bolsonaro está em segundo lugar no placar de intenções de voto, com 27%, atrás de Lula, com 48%. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também