O avião com um grupo de 26 pessoas repatriadas da Cisjordânia pousou em Brasília, na manhã desta quinta-feira (2). Ao todo, foram 30 brasileiros, uma jordaniana e um palestino, ambos casados com brasileiros, sendo que seis deles desembarcaram antes, em Recife (PE). A aeronave da Presidência da República realizou o voo que fez parte da Operação Voltando em Paz.
No total, foram 12 homens, nove mulheres e 11 crianças. Entre os viajantes, havia seis idosos e dois cadeirantes. De acordo com o médico da FAB (Força Aérea Brasileira), a condição geral de saúde dos resgatados era boa, mas também havia pessoas com comorbidades, como diabetes e hipertensão.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), apenas um passageiro terá como destino final a capital federal. Os demais seguirão para outras cidades brasileiras, em vaga cedidas em voos disponibilizados pela Azul Linhas Aéreas, com destino a Goiânia (GO), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS).
Ao todo, já saíram dez aviões do Brasil para repatriamento, sendo que o voo que chega a Brasília é o nono que retorna, pois um avião continua no Egito, esperando que os repatriados da Faixa de Gaza sejam liberados para passar pelo portão de Rafah, fronteira com Israel.
“Os passageiros que estavam na Cisjordânia, na Palestina, foram repatriados e já estão em solo brasileiro. Os esforços do governo federal continuam para trazer os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, bem como para que o cessar-fogo aconteça de uma vez por todas”, disse o presidente Luis Inácio Lula da Silva, em suas redes sociais.