sábado, 20 abril 2024

Alexandre de Moraes prorroga prisão de jornalista bolsonarista por mais cinco dias

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes autorizou a prorrogação da prisão temporária do jornalista-ativista Oswaldo Eustáquio por até mais cinco dias após pedido da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. 

Em sua decisão, Moraes também deferiu pedido para que Eustáquio fique em cela destinada a detentos que podem sofrer represálias ou na carceragem da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Distrito Federal. 

Moraes autorizou a prisão do jornalista bolsonarista na última sexta-feira (26), no âmbito do inquérito que apura atos antidemocráticos. 

Eustáquio estava em Campo Grande (MS). A PF argumentou, no pedido de prisão, que havia risco de fuga do investigado. 

No inquérito, a PGR (Procuradoria-Geral da República) disse ao Supremo que Eustáquio defendeu uma “ruptura institucional de maneira oblíqua”. Ele é sócio da Target Journal Comunicação. 

O jornalista é próximo da ativista Sara Winter, líder do grupo armado de extrema direita intitulado “300 do Brasil”. Ela cumpre prisão domiciliar por ordem de Moraes. 

A defesa do jornalista sustenta que ele tem laços familiares na fronteira, sempre frequentou a região e não tinha intenção de fugir do Brasil pelo Paraguai. Para os advogados, “levar jornalistas ao calabouço, pelo uso da palavra escrita ou falada, mesmo por militância política, abre um perigoso precedente”. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também