A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou neste sábado (27) que o mês de fevereiro será marcado pela bandeira tarifária verde, mostrando que as contas de energia elétrica vão permanecer sem custos adicionais. Essa sinalização positiva está em vigor desde abril de 2022, impulsionada pelas condições favoráveis na geração de energia hidrelétrica em todo o país, totalizando 22 meses consecutivos de acionamento da bandeira verde.
Sandoval Feitosa, diretor geral da Agência, enfatizou o cenário otimista para a geração de energia do país, dando destaque ao crescimento significativo, especialmente a partir de fontes renováveis e limpas. Ele observou que os 22 meses seguidos com a bandeira verde acionada, refletem condições favoráveis de geração de energia.
A ANEEL faz monitoramentos mensais e projeções para o acionamento das bandeiras, válidos para todos os consumidores do SIN (Sistema Interligado Nacional), a rede de linhas de transmissão que conecta usinas aos consumidores. Desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias está em vigor e tem o objetivo de demonstrar o custo real da geração de energia.
Podem ter três tipos de bandeiras tarifárias: verde, amarela ou vermelha.