sábado, 23 novembro 2024

Astronauta Marcos Pontes será ministro da Ciência

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou em sua conta do Twitter o astronauta Marcos Pontes como futuro ministro da Ciência e Tecnologia.

“Comunico que o Tenente-Coronel e Astronauta Marcos Pontes, engenheiro formado no ITA, será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. É o quarto Ministro confirmado!”, escreveu.

Na última semana, Bolsonaro vinha dizendo que tinha um quarto ministro “saindo do forno”. A decisão ocorre um dia após a primeira reunião de Bolsonaro com seu núcleo-duro, no Rio, para discutir formação de governo.

Pelo desenho feito na conversa, a pasta deve ganhar nova formatação: Comunicação, hoje atrelada a Ciência e Tecnologia, deve ser separada e unida a Transportes e Infraestrutura.

Ficaria ainda sob os cuidados de Pontes parte do que hoje está com o MEC (Ministério da Educação), como ensino superior.
Pontes, que tornou-se o primeiro astronauta brasileiro no governo do ex-presidente Lula, chegou a ser cotado a vice de Bolsonaro.

Ele é o segundo militar escolhido para compor os ministérios do presidente eleito. O primeiro deles foi o general Augusto Heleno, para a Defesa.

Bolsonaro afirmou que divulgará os nomes de seus ministros por meio das redes sociais. Segundo ele, estarão excluídos os condenados por corrupção.

“Nossos ministérios não serão compostos por condenados por corrupção, como foram nos últimos governos. Anunciarei os nomes oficialmente em minhas redes. Qualquer informação além é mera especulação maldosa e sem credibilidade”, escreveu.

SERGIO MORO
O juiz Sergio Moro, da Lava Jato, vai ao Rio hoje para discutir com Bolsonaro o convite para compor seu ministério.

Bolsonaro afirmou em entrevistas na segunda-feira que gostaria de ter o juiz como ministro da Justiça ou de indicá-lo a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

Em resposta, o juiz se disse honrado por ter sido lembrado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também