Nesta semana, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) deu início à aplicação de uma avaliação de fluência leitora para 100 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. As provas serão realizadas até o dia 6 de dezembro.
Com essa avaliação, a secretaria busca identificar quantas crianças estão em diferentes níveis de leitura: pré-leitores, leitores iniciantes e leitores fluentes, antes de avançarem para o 3º ano.
Essa iniciativa faz parte das ações do Governo Estadual para alcançar a meta de que 90% dos estudantes do 2º ano sejam leitores até 2026. No ano passado, a primeira avaliação revelou que 64% dos alunos matriculados no 2º ano eram considerados leitores iniciantes ou fluentes.
A avaliação da fluência leitora é feita por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que permite gravar e validar as leituras das crianças.
“Nós acreditamos que é fundamental que a criança esteja alfabetizada ao final dos sete anos, ou seja, ao concluir o 2º ano. Uma criança alfabetizada na idade certa se torna protagonista de seu próprio aprendizado”, afirma Márcia Bernardes, técnica da Secretaria responsável pela Cooperação Pedagógica com os Municípios.
Esta será a primeira oportunidade para que a Educação de São Paulo faça duas comparações significativas sobre o desempenho dos alunos do 2º ano: uma em relação aos resultados do ano passado e outra em comparação com os resultados obtidos no início deste ano letivo, quando os alunos que estão no 2º ano em 2024 começaram sua jornada escolar.