As nove cidades da Baixada Santista anunciaram medidas mais restritivas para tentar controlar as infecções por coronavírus a partir de terça (23). Supermercados não poderão abrir aos finais de semana e feriados e serviços de delivery só poderão funcionar até as 22h.
As novas restrições são também mais uma forma de desestimular viagens para as cidades litorâneas.
A decisão foi tomada em conjunto nesta sexta (19) pelo Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista). As medidas valem por 13 dias, de terça (23) até 4 de abril.
Os supermercados das nove cidades só poderão funcionar até as 20h de segunda à sexta. Aos sábados, domingos e feriados, só podem funcionar com delivery. A mesma regra se aplica a padarias, açougues e mercearias.
O serviço de entrega só poderá funcionar até as 22 horas. Serviços de drive thru também estão suspensos.
Só poderão funcionar todos os dias e em qualquer horário farmácias, postos de combustível (com lojas de conveniência fechadas), comércio de insumos médico-hospitalares, delivery de medicamentos e serviços de transporte individual, como táxis e veículos de aplicativo.
Durante esses dias, hotéis, pousadas e motéis só podem atender clientes corporativos. Os estabelecimentos devem manter todas as áreas de lazer fechadas.
Os bancos também não poderão abrir para atendimento, só será permitido o uso dos caixas de autoatendimento.