Quinta, 30 Junho 2022

Biden sustenta maior vantagem em 24 anos

Biden sustenta maior vantagem em 24 anos

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, tinha na manhã desta terça (27) vantagem de 9,1 pontos percentuais sobre Donald Trump, segundo

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, tinha na manhã desta terça (27) vantagem de 9,1 pontos percentuais sobre Donald Trump, segundo a média das pesquisas nacionais de intenção de voto.

O levantamento, feito pelo site especializado FiveThirtyEight, mostra ainda que essa é a maior diferença entre candidatos a uma semana da eleição em 24 anos - os americanos vão às urnas em 3 de novembro (porém, milhões de americanos já estão votando antecipadamente).

Em 1996, sete dias antes do dia do pleito, Bill Clinton estava 14,7 pontos percentuais à frente de seu adversário, o republicano Bob Dole. O democrata acabou vencendo o pleito por 49,2% a 40,7%, diferença de 8,5 pontos. Desde então, ninguém conseguiu alcançar vantagem de dois dígitos tão próximo da eleição.

Quem chegou mais perto da marca foi Barack Obama - de quem Biden foi vice. Em 2008, neste mesmo momento da corrida, ele tinha 7 pontos percentuais de vantagem sobre John McCain.

No fim a margem de vitória democrata foi de 7,2 pontos, semelhante à prevista nos levantamentos eleitorais.

A diferença atual de Biden para Trump é quase o dobro dos 4,8 pontos percentuais que Hillary Clinton tinha sobre o republicano a uma semana da eleição. Na reta final de 2016, Trump conseguiu diminuir essa margem, e a democrata ganhou no voto popular por apenas 2,1 pontos percentuais.

Sites especializados apontam que a chance de Biden vencer está na casa dos 90%.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/