terça-feira, 12 agosto 2025

Bolívia é o segundo país da América do Sul com caso suspeito de varíola do macaco

Paciente teve contato com pessoas procedentes da Espanha e está em isolamento em uma clínica na região de Santa Cruz

Ele apresentou cansaço, dores musculares e febre, seguidos de lesões na pele, na palma das mãos, na sola dos pés e no rosto, sintomas clássicos da doença (Foto: Reprodução)

Um paciente com sintomas da varíola do macaco está isolado em uma clínica na região de Santa Cruz, na Bolívia, fazendo deste o segundo país da América do Sul com caso suspeito da doença – o primeiro foi a Argentina, que ainda não confirmou nem descartou o diagnóstico.

Autoridades sanitárias locais informaram nesta quinta-feira (26), segundo a agência de notícias EFE, que se trata de jovem de 26 anos que teve contato com pessoas que haviam viajado à Espanha, país com 84 casos confirmados de varíola do macaco e outros 55 suspeitos.

Ele apresentou cansaço, dores musculares e febre, seguidos de lesões na pele, na palma das mãos, na sola dos pés e no rosto, sintomas clássicos da doença.

O exame do paciente está sendo analisado no Centro de Doenças Tropicais da Bolívia, e a amostra também foi enviada a um laboratório argentino.

Apesar de internado em uma clínica, o jovem se encontra em bom estado de saúde, de acordo com as autoridades bolivianas. 

Com informações R7.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também