sábado, 20 abril 2024

Bolsonaro anuncia general assessor deToffoli para Defesa

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou ontem o general da reserva Fernando Azevedo e Silva para o Ministério da Defesa. Terceiro militar indicado até agora para compor o futuro governo, o general é assessor especial do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli.

A indicação foi precedida de um telefonema de Bolsonaro para Toffoli. “Fui consultado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, sobre a indicação de Fernando Azevedo e Silva e prontamente disse que seria uma excelente escolha”, afirmou o presidente do Supremo por meio de nota em que elogiou o assessor.

“Certamente sua larga experiência contribuirá para o fortalecimento da atuação das Forças Armadas, da segurança e da defesa no Brasil. Seu perfil técnico, sua dedicação ao serviço público e sua visão republicana são aspectos fundamentais para a nova missão na administração pública federal”, completou.

Azevedo e Silva foi nomeado para o cargo de assessor especial da presidência do STF em 27 de setembro, duas semanas após Toffoli tomar posse como presidente. Seu nome havia sido sugerido ao ministro pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, antes de Toffoli assumir o comando do Judiciário. O general ainda não foi oficialmente desligado do STF.

Segundo o tribunal, Azevedo e Silva tem atuação na área de políticas de segurança pública, sobretudo de penitenciárias, no âmbito do Supremo e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que também é presidido por Toffoli.

Ministros do STF disseram reservadamente que foram surpreendidos pela indicação de Azevedo e Silva para a pasta. O assessor de um ministro observou que Azevedo e Silva teve pouco tempo para desenvolver projetos no tribunal.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também