
O Consórcio PCJ promove, nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, a 96ª Reunião Plenária do Conselho de Associados, na Fundação Hermínio Ometto (FHO), no antigo campus da Unimep. Durante o evento, será eleito o novo Conselho Diretor.
A diretoria do Consórcio PCJ é composta por um presidente – escolhido entre os prefeitos associados –, sete vice-presidentes representando os municípios, além de três vice-presidentes do quadro de empresas associadas. O Conselho Diretor também conta com nove conselheiros representantes de municípios e cinco de empresas, além dos representantes para Agentes de Interlocução Consultiva.
A reunião também marcará a entrada de uma nova empresa associada, a Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ), e o retorno do município de Sumaré ao quadro de associados.
Sumaré foi uma das 11 cidades fundadoras do Consórcio PCJ, em 13 de outubro de 1989, mas deixou a entidade em 2019 devido a dificuldades financeiras. A nova administração, que assumiu a gestão municipal em 2024, reconheceu a importância da participação no consórcio e manifestou o desejo de retornar.
Fundada em 1996, a CSJ construiu a Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETEJ), iniciando suas operações em 1998. Atualmente, 99% do esgoto coletado no município é tratado pela ETEJ, garantindo um alto padrão de saneamento para a cidade.
A 96ª Reunião Plenária contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab.
Entre os temas da pauta estão a apreciação das contas e do Balanço Contábil e Patrimonial do Consórcio PCJ, além do relatório de atividades de 2024. Também serão apresentados os detalhes sobre o início das inscrições para o 9º Prêmio Ação pela Água 2025, cujo tema será: “Sustentabilidade Hídrica é Nossa Meta Global: Juntos pelos ODS”.