Essa é a mais alta função pública ocupada por um barbarense nas esferas de governo estadual ou federal
O ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste (SP) e deputado federal suplente, Denis Andia, foi nomeado como o novo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União.
Em entrevista ao jornal local, Andia comentou sobre a nova posição: “Um grande desafio que, graças a Deus, nos permite avançar ainda mais. Estar à frente de uma secretaria nacional com o porte e a importância do Ministério das Cidades nos dá a oportunidade de trabalhar por todos os brasileiros e também por nossa região. Muitas portas vão se abrir. É uma posição importante no alto escalão em Brasília e que amplia muito a capacidade de representar nossa gente”.
A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana é responsável pela gestão de investimentos voltados para a melhoria do deslocamento de pessoas pelo sistemas de transporte urbano, ferroviário, rodoviário, terrestre e todos os seus modais. Entre suas atribuições estão políticas de transportes público, integração nas regiões metropolitanas, acessibilidade e projetos municipais de mobilidade.
Um exemplo próximo dos investimentos da Secretaria Nacional na região é o BRT (Bus Rapid Transit) de Campinas. O projeto tem um orçamento estimado em R$ 458 milhões.
Andia foi convidado para o cargo graças aos avanços na mobilidade urbana e na qualidade de vida em Santa Bárbara d’Oeste durante seus oito anos como prefeito do município. Sua experiência como presidente da Região Metropolitana de Campinas (RMC) por duas vezes também foi levada em consideração.
A indicação foi feita pelo MDB, partido que comanda o Ministério das Cidades. A recomendação veio diretamente do presidente nacional da sigla, o deputado Baleia Rossi.
Denis Andia foi o primeiro prefeito reeleito da história de Santa Bárbara d’Oeste, deixou a prefeitura com 82% de aprovação popular e ainda elegeu seu sucessor. Nas eleições de 2022, obteve 75.082 votos e foi o candidato a deputado federal mais votado da RMC.