O governador João Doria (PSDB) confirmou para a próxima quinta-feira (24) a chegada de insumos para que o Instituto Butantan assegure mais 5,5 milhões de doses da CoronaVac – a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Butantan.
“São Paulo recebe, na véspera do Natal, mais 5,5 milhões de doses da vacina do Butantan, representando o maior lote já desembarcado no Brasil”, afirmou o governador. “Com isso, São Paulo terá até 31 de dezembro 10,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em solo brasileiro”, acrescentou Doria. O lote deve desembarcar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Apesar de ainda não possuir autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso no País, o governo paulista mantém a programação de iniciar o plano Estadual de imunização no próximo dia 25 de janeiro.
A parceria entre o Butantan e o laboratório da China é desenvolvida desde o dia 10 de junho. “Passados seis meses, nós temos a vacina sendo produzida e estoque para atender o Brasil”, afirmou o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
O estudo clínico conclusivo da CoronaVac será divulgado nesta quarta (23). Com os resultados, a Anvisa vai receber tanto o pedido de registro definitivo como uso emergencial. O imunizante foi testado em 16 centros de pesquisa com cerca de 12,5 mil participantes.