
A empresa West Japan Railway, apresentou um novo robô humanoide que foi projetado para fazer manutenção de linhas férreas, especialmente para trabalhar em lugares altos, cortar ramos ou pintar armações metálicas. O robô tem alcance de até 12 metros de altura e pode ser utilizado com vários acessórios para transportar objetos de até 40 quilos.
A máquina funciona via controle remoto por um técnico no solo, que utiliza um óculos com ligação às câmeras instaladas na “cabeça” do robô, no lugar dos olhos. Quando o trabalhador vira a cabeça, o robô faz o mesmo. O robô consegue transmitir som captado pelo aparelho que chega ao operador, para ter maior proximidade do trabalho a ser executado.
A empresa desenvolvedora da tecnologia é uma startup local, que enfatiza a importância da tecnologia no combate da escassez de mão de obra na sociedade japonesa envelhecida. Melhorando assim a segurança no trabalho, protegendo os funcionários de possíveis quedas e choques elétricos.
O peso dos objetos levantados pode ser sentido por meio de alavancas de controle. Esses membros podem ser equipados com garras, lâminas ou pinceis e apresentar sensibilidades diferentes que vão do uso de uma motosserra à pintura de sinais nas barras metálicas das linhas.
O equipamento pode reduzir as horas de trabalho de manutenção em cerca de 30%. Ele deve melhorar também a segurança das tarefas quando é necessário operar em ambientes perigosos, no meio de cabos elétricos
Com informações da Agência Brasil