Mais de 5,5 milhões de pessoas estão inscritas para fazer a primeira parte da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicada neste domingo (4), a partir das 13h (horário de Brasília).
Serão avaliados neste primeiro dia conhecimentos da área de ciências humanas e de linguagens, além da redação.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Mas, como neste ano o primeiro dia do exame coincide com o início do horário de verão, é preciso que os estudantes redobrem a atenção com a hora. A partir de 0h de domingo, os relógios terão que ser adiantados em uma hora em dez estados, além do Distrito Federal.
A alteração vai gerar quatro horários de fechamento de portões nos locais de prova pelo país. Quando o relógio marcar 10h no Acre, 11h em Roraima, 12h em Mato Grosso e 13h em São Paulo, por exemplo, nenhum inscrito poderá acessar os espaços do exame.
O governo Michel Temer (MDB) chegou a anunciar o início do horário de verão para o dia 18 deste mês, após as provas do Enem. Mas recuou e definiu a mudança de horário para este domingo.
É recomendado que o participante esteja no local de prova uma hora antes do início do exame. O estudante deverá ainda conferir se está portando documento pessoal com foto, de preferência o RG, e uma caneta preta de tubo transparente –item obrigatório para responder o gabarito. Água, barras de cereal e frutas também podem ajudar na maratona de provas.
Neste domingo, o participante terá que responder 45 questões da área de linguagens, que engloba conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol), mais 45 questões distribuídas entre geografia e história, além de uma redação no gênero disssertativo-argumentativo.
Na redação, o participante terá que prestar atenção na proposta de intervenção, última parte do texto.
Segundo o manual do Inep (responsável pelo Enem), um dos cinco itens de avaliação do texto é a capacidade de “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos”. Quem não cumprir o requisito pode perder até 200 dos 1.000 pontos possíveis.
O estudante terá 5h30 para resolver a primeira etapa do Enem. A segunda parte, com 90 questões de matemática, biologia, química e física, será realizada no domingo seguinte (11).
O Enem é considerado o segundo maior exame público do mundo. É uma das portas de entrada para 6 em cada 10 instituições públicas e privadas do país, de acordo com dados tabulados do MEC (Ministério da Educação).