terça-feira, 15 outubro 2024
BATISMO ANIMAL

Enquete do Governo de SP vai escolher nome de filhote de onça-pintada

Paulistas terão até a próxima quarta (12), para escolher entre quatro nomes o favorito para o filhote
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Semil

O Governo de SP lançou nesta quarta-feira (05), através do perfil do Instagram da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (@semilsp) uma enquete para escolha do nome do novo filhote de onça-pintada encontrado no Contínuo Ecológico de Paranapiacaba, no distrito de Santo André.

O filhote da espécie, que está ameaçada de extinção, foi identificado por integrantes do projeto de monitoramento dos felinos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

São quatro opções de nomes que a população paulista tem para decidir até a próxima quarta-feira, no dia 12 de julho. Confira os nomes e seus significados:

Acapu: nome de uma árvore também conhecida como angelim-de-folha-larga, uacapu, pitangueira, agapu, teca-brasileira e aracuí;

Doramundo: nome de um filme brasileiro que se passou naquela região;

Barti: diminutivo de Bartira, do tupi, flor;

Futuro: já que o meio ambiente precisa das onças. Com elas presentes na mata, no topo de cadeia, o futuro da humanidade está garantido.

Segundo a SEMIL, a captura das imagens do filhote, que ainda não teve o sexo identificado, foi realizada por meio de câmeras Trap – equipamentos instalados no meio da floresta e que começam a gravar quando é detectado movimento. A mãe, vista na filmagem, se chama RLady, a Rebelde, em homenagem às cientistas RLadies, por ser sempre filmada de apenas um ângulo.

A secretária do SEMIL, Natália Resende, ressaltou que a preocupação com as espécies ameaçadas deve ser uma pauta constante do Estado e da sociedade, importantes para a conscientização e para realização de ações de prevenção. “Em São Paulo, desenvolvemos e estimulamos políticas públicas nesse sentido e a identificação da presença de onças é um importante indicador de qualidade ambiental”, ressaltou

Ação de monitoramento

As populações de onças-pintadas no interior da Unidade de Conservação e de todo o mosaico do Paranapiacaba variam de 06 a 35 indivíduos, monitorados há 17 anos, por meio do projeto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), “As onças-pintadas do Contínuo de Paranapiacaba: identificação individual, estimativa populacional e apropriação pela sociedade”.

A ação é coordenada pela pesquisadora de mastofauna Beatriz Beisiegel, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Semil e Fundação Florestal (FF).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também