![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2023/12/LAYOUT-POST-2-2-1024x1024.png)
Está programado para esta terça-feira (19) que o governo federal lance o aplicativo Celular Seguro, que contribuirá para o bloqueio de linhas telefônicas e de contas bancárias em casos de roubo e furto de aparelhos celulares.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, explicou que “caso você seja roubado, é só acionar o sistema que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”.
A iniciativa foi desenvolvida justamente para diminuir os prejuízos e buscar a melhor resolução possível para as vítimas das ocorrências. “Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo.”, expôs o ministro.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados em um “pedaço de metal inútil”. No entanto, essa pretensão não será consumada por completo, pois o sistema operacional dos smartphones ainda continuará funcionando.
A criação desta plataforma é resultado da parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Como utilizar o aplicativo
O acesso ao ‘Celular Seguro’ será feito através do login criado no gov.br, o mesmo utilizado para Imposto de Renda e a carteira de trabalho digital.
Durante o cadastro no aplicativo, uma das tarefas principais é a definição das pessoas de confiança, que poderão criar uma ocorrência em nome do proprietário. Por isso, como o próprio governo alerta, “escolha com sabedoria”.
O governo federal produziu um material para que os usuários entendam o funcionamento e o passo a passo de como utilizar a plataforma. Confira aqui o “Celular Seguro Passo a Passo”.