App confirma que 6% dos restaurantes da plataforma tiveram nomes trocados por termos como “Bolsonaro 2022”, “Lula Ladrão” ou “Vacina Mata”, entre outros; dados de usuários estão preservados, diz empresa
Uma falha no aplicativo de entregas iFood causou espanto em usuários de várias regiões do Brasil na noite desta terça-feira (2). Nomes de estabelecimentos cadastrados na plataforma foram alterados, aparecendo com nomes como “Lula Ladrão”, “Vacina Mata” ou “Bolsonaro 2022”, por exemplo. O problema foi confirmado pela empresa dona do aplicativo, que informou que 6% das empresas cadastradas no app sofreram alteração para termos pejorativos, ataques políticos ou falas negacionistas contra a vacina.
O episódio levou o nome da empresa a um dos assuntos mais comentados no Twitter, onde usuários atribuíam a falha a um ataque hacker. A empresa não confirmou, nem negou, mas disse “não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito” – leia nota abaixo.
As reclamações de usuários no Twitter indicam que a mudança nos nomes ocorreu em diferentes partes do país, como Florianópolis, Salvador, Natal, Criciúma e no ABC Paulista.
Leia a nota na íntegra
Na noite de hoje, 2 de novembro, o iFood identificou que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. Aproximadamente 6% dos estabelecimentos foram afetados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores.
Em investigações preliminares, a empresa informa que não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito.
(Com reportagem Folhapress)