sábado, 23 novembro 2024

Incêndios: ministro vai ao Mato Grosso pela segunda vez para avaliar danos

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou ontem de manhã a Poconé (MT), a cerca de 100 quilômetros de Cuiabá. Salles foi inspecionar áreas afetadas pelos incêndios que há meses consomem a vegetação em diferentes regiões do Estado, sobretudo no Pantanal.

Em pouco mais de um mês, é a segunda vez que o ministro visita a região para checar as ações de combate ao fogo e a real dimensão dos estragos à flora e a fauna locais.

Segundo a secretária do Meio Ambiente de Poconé, Danielle Assis, mais de 50% do parque estadual de 108 mil hectares foram atingidos pelas chamas. Cada hectare corresponde aproximadamente às medidas de um campo de futebol oficial. Já organizações não governamentais, como o Instituto Centro da Vida, calculam que cerca de 85% da unidade de conservação estadual foram afetados.

Segundo a secretária, mais de 200 profissionais continuam atuando no combate ao fogo na região.

Ao fim da visita, o presidente da comissão, senador Wellington Fagundes (PL-MT), classificou o cenário ao longo do percurso entre Cuiabá e Poconé como “devastador e desolador”. “Hoje a situação do Pantanal é um estado de guerra. Brigadistas e voluntários estão trabalhando de forma sobrehumana por causa da falta de planejamento. Não nos calçamos através da ciência e da tecnologia para isso”, acrescentou Fagundes.

Segundo a secretária, nenhum representante da prefeitura foi convidado a acompanhar a comitiva ministerial.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também