
A oportunidade para os interessados em ingressar em uma universidade começa hoje e agora. Nessa segunda-feira (05), o MEC (Ministério da Educação), por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), anunciou por meio de edital a abertura das inscrições para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2023.
As inscrições vão até às 23h59 do dia 16 de junho e devem ser feitas online pela página do participante pelo link: https://enem.inep.gov.br/participante/. O edital completo pode ser conferido no Diário Oficial da União (DOU) no site do Governo Federal.
Para os adolescentes que estão no ensino médio em escolas públicas e os inscritos em vulnerabilidade social que solicitaram a taxa de isenção no mês de maio, a inscrição para a prova é isenta de cobrança de taxas.
Mas, para os demais, para prestar a prova, os alunos terão até o dia 21 de junho para pagar o valor de R$ 85, podendo ser efetuados via PIX, cartão de crédito ou boleto bancário. Caso o pagamento não tenha sido feito, a inscrição do vestibulando será anulada.
O atendimento especial e o tratamento pelo nome social – utilizado por PCD’s (Pessoa com Deficiência) ou pessoas transgêneros – devem ser solicitados até 16 de junho. O resultado da confirmação das solicitações acontece no dia 26, e o solicitante tem até o dia 30 para solicitar recursos. O resultado definitivo das inscrições será divulgado no portal do candidato no dia 5 de julho.
As provas, divididas em dois domingos, acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. Os portões abrem ao 12h e fecham as 13h. Os estudantes terão 5 horas de prova – das 13h às 18h30 – para responder todas as 45 questões das provas objetivas mais a redação – essa, realizada no primeiro domingo de provas.
O gabarito oficial das provas, segundo o edital, será publicado no dia 24 de novembro. Porém, as notas das categorias serão divulgadas no dia 16 de janeiro de 2024.
As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:
ÁREA DE CONHECIMENTO | COMPONENTES CURRICULARES |
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação | Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação |
Ciências Humanas e suas Tecnologias | História, Geografia, Filosofia e Sociologia |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Química, Física e Biologia |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática |
O QUE É O ENEM?
O ENEM é um dos principais exames nacionais que avaliam o ensino escolar dos brasileiros e abrem as portas para que eles tenham oportunidade de ingressar em universidades públicas ou privadas.
Universidades federais, estaduais e instituições públicas utilizam a nota do ENEM como método de ingressão em cursos de graduação, com números limitados de vaga, concorridos por todo o país.
As notas podem ser utilizadas pelos participantes do exame pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que são usadas para ingressão de universidades públicas – entre federais e estaduais.
Pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo, integrais e parciais – 100% ou 50% do valor da mensalidade do curso – em universidades privadas.
E servem de parâmetro pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que é similar ao Prouni, mas que tem como objetivo conceder financiamento de cursos superiores não gratuitos.