
Usuários da internet foram pegos de surpresa nesta terça-feira (18) por uma instabilidade generalizada em diversos sites e até em redes sociais.
Vários afetados
ChatGPT, Discord, Canva, o X (o antigo Twitter) e até o portal da TV TODODIA, além de várias outras plataformas, ficaram temporariamente indisponíveis. Os relatos de falha começaram entre 8h30 e 9h.
Origem da falha
O Mestre em Gestão de Redes de Telecomunicações, Rogério de Freitas, que atua como coordenador de cursos na área de tecnologia da informação na Fatec (Faculdade de Tecnologia) e na Fam (Faculdade de Americana), explicou que o problema foi provocado por uma falha na Cloudflare, uma rede de distribuição de conteúdo que funciona como infraestrutura para milhões de sites no mundo.
Em nota divulgada, ainda pela manhã, a empresa admitiu a instabilidade. “A Cloudflare está enfrentando uma degradação interna de serviço. Alguns serviços podem ser afetados intermitentemente. Estamos focados em restaurar o serviço. Atualizaremos assim que conseguirmos solucionar o problema. Mais atualizações em breve.”
Quando tentaram acessar o X, os usuários se depararam com a mensagem: “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página.” Já no ChatGPT, o aviso pedia o desbloqueio de uma ferramenta da Cloudflare.
Freitas destaca que há um trabalho constante para evitar ataques, mas, em alguns casos, as falhas acabam sendo inevitáveis. “Novos ataques surgem todos os dias, é a famosa briga de gato e rato. Surgem novas vulnerabilidades todos os dias e os profissionais da área de TI, mais especificamente na área de segurança, têm que estar sempre se atualizando, mas nem sempre é possível”, explicou.
Problema solucionado
Ao longo do dia, a Cloudflare passou atualizações sobre o trabalho realizado e indicou que o problema foi solucionado. “Os serviços da Cloudflare estão operando normalmente. Não estamos mais observando níveis elevados de erros ou latência na rede.
Nossas equipes de engenharia continuam monitorando de perto a plataforma e realizando uma investigação mais aprofundada sobre a interrupção anterior, mas nenhuma alteração de configuração está sendo feita neste momento.
Neste momento, consideramos seguro reativar quaisquer serviços da Cloudflare que foram temporariamente desativados durante o incidente.”





