Segundo a ANSA (Agenzia Nazionale Stampa Associata, principal agência de notícias da Itália), o italiano Cesare Battisti, foragido desde dezembro passado, foi preso no fim da tarde deste sábado (12) em Santa Cruz de la Sierra, cidade mais populosa da Bolívia.
O jornal Corriere della Sera noticiou a prisão que foi confirmada também pelo embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, em seu perfil no Twitter. “Battisti preso!”, comemorou o diplomata.
De acordo com o jornal, Battisti foi detido por volta de 17h (20h pelo horário de Brasília), por uma equipe da Interpol formada por investigadores italianos.
Ele não opôs resistência a prisão. Battisti usava calças e camiseta azuis, óculos de sol e uma barba falsa e tinha andar “cambaleante”. O foragido foi levado para uma delegacia local.
Segundo o Corriere, a Interpol já suspeitava que o italiano estivesse escondido em Santa Cruz de la Sierra desde antes do Natal.
Em outubro de 2017, ele havia sido preso perto de Corumbá (MS), tentando entrar na Bolívia com o equivalente a mais de R$ 20 mil em moeda estrangeira.
Battisti alegou na época que queria apenas comprar material de pesca e roupas de couro, mas acabou virando réu por evasão de divisas.
A Bolívia ainda não anunciou se vai extraditar para a Itália.