Supermercados com grandes promoções, descontos em diversos produtos da ceia natalina e baixa na procura dos consumidores em determinados produtos comprova que o brasileiro pesquisou muito antes de comprar os produtos para ceia
A maionese foi a grande vilã deste ano, com um aumento na casa dos 30% comparado ao ano anterior. As aves por sua vez estão 5% mais caras, enquanto o arroz e a carne de porco registraram queda no custo, de 4,6% e 3% respectivamente. Segundo Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no comércio internacional, a queda do arroz e da carne suína deve-se ao grande resultado na safra de 2022 e nas criações, que bateram recordes, fazendo com que o preço interno caia e chegue mais barato na mesa do brasileiro.
“Sempre que falamos do alimento que está chegando na mesa dos brasileiros pensamos em todos os encargos relacionados ao comércio exterior e a logística. Desde o preço da gasolina e do diesel, até em problemas no mercado internacional. Dois exemplos claros disso estão no conflito militar na Europa e a pandemia, que ainda tem reflexos sentidos na inflação”, explicou o executivo.
A batata e a farinha de trigo também são vilãs na ceia do brasileiro. Para quem vai com frequência aos mercados e hortifrutis pode acompanhar a alta do produto nos últimos meses, assim como o tomate e a cebola. O legume registrou alta de 28,5% e a farinha de 26,6%. As bebidas, água e refrigerante, também encareceram em relação ao ano passado, ficando 12,4% mais caras.
O famoso pudim de leite condensado será substituído por muitos brasileiros este ano. O leite condensado, por exemplo, está 32,6% mais caro do que em 2021, assim como a manteiga e o açúcar, que aumentaram em 23,1% e 5,9%, respectivamente. Frutas também tiveram alta, mesmo as frutas da época como a manga e o melão, que tiveram safras impactadas pela crise hídrica no Brasil em 2021, registram alta nos custos de aproximadamente 30%.
“Cada movimento externo afeta no valor final dos produtos e isso é o que explica o aumento no valor das frutas no mercado nacional. Além disso, a volatilidade do mercado, principalmente motivada pelo período de transição do governo federal, também afeta os mercados. Um exemplo disso é a alta significativa do dólar que registramos no final do ano. Tudo isso gera impacto que pode ser observado no preço final para o consumidor”, completa Pizzamiglio.
Veja a lista dos produtos que tiveram os maiores aumentos neste Natal:
Leite Condensado: 32,6%
Maionese: 30%
Manga: 30%
Melão: 30%
Batata inglesa: 28,5%
Farinha de mandioca: 26,6%
Manteiga: 23,1%
Água e refrigerante: 12,4%
Açúcar: 5%