sexta-feira, 5 setembro 2025
BENEFÍCIO

Mais de 99 mil trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial de 2023

Consulta ao benefício estará liberada a partir de 5 de outubro
Por
Nicoly Maia
Os valores podem ser retirados até 29 de dezembro de 2025. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificou que 99.012 trabalhadores ainda não retiraram o Abono Salarial referente ao ano-base de 2023, o que representa R$ 114,3 milhões disponíveis. O prazo para saque vai até 29 de dezembro de 2025.

Prazo excepcional
Neste mês, o MTE iniciou o processamento das informações enviadas pelas prefeituras dentro do prazo excepcional, encerrado em 20 de junho. Com isso, servidores públicos que tiveram atraso no pagamento do benefício receberão os valores em 15 de outubro.

A consulta ao Abono estará disponível a partir de 5 de outubro, por meio da Carteira de Trabalho Digital ou do Portal GOV.BR.

Segundo o ministério, neste ano foram identificados 25,4 milhões de trabalhadores com direito ao benefício, considerando o ano-base de 2023 e revisões dos últimos cinco anos. Até agora, 24,7 milhões já receberam, somando R$ 29,1 bilhões pagos e atingindo cobertura de 97,09%.

Quem tem direito
O Abono é destinado a trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenham recebido remuneração média de até dois salários mínimos no ano-base, com pelo menos 30 dias de atividade remunerada. Também é necessário que os dados informados pelo empregador estejam corretos na RAIS ou no eSocial.

Como receber

  • Na Caixa Econômica Federal, o pagamento será feito preferencialmente por crédito em conta corrente, poupança ou Conta Digital. Caso não haja conta, o saque pode ser feito em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e pelo app Caixa Tem.
  • No Banco do Brasil, o pagamento será creditado em conta ou via TED e PIX. Quem não possui conta ou chave PIX poderá retirar o valor diretamente nas agências.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 158, nas Superintendências Regionais do Trabalho ou nos canais de atendimento do MTE.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também