quinta-feira, 7 agosto 2025

Mercado de trabalho: Veja 7 dicas do que evitar em seu currículo

É possível perder uma vaga de emprego se o currículo estiver mal feito 

É importante ter em mente alguns aspectos (Foto: Agência Brasil/Divulgação)

O currículo é um documento que permite mostrar o seu perfil enquanto profissional e, quando bem feito, destaca seu nome e experiência em relação aos candidatos concorrentes.

Você pode criar um bom currículo escolhendo um modelo de currículo visualmente agradável e profissional e preenchê-lo com conteúdo relevante. Porém, também é importante ter em mente alguns aspectos que podem ser prejudiciais e evitá-los em seu documento. Veja sete dicas de especialistas do que não inserir em seu currículo.

1.Demasiada informação

Você pode pensar que quanto mais escrever, maior probabilidade terá de referir aspectos importantes para a vaga que está se candidatando. No entanto, essa não é uma boa Idea, segundo especialistas, pois raramente um currículo com demasiada informação será lido até o final. Um curriculum vitae enorme aborrece qualquer recrutador ou empregador, por isso assegure-se de que seu documento nunca ultrapasse as duas páginas.

2. Informações pessoais desnecessárias

As informações pessoais aparecem logo no topo do currículo e devem incluir elementos como nome completo, endereço de e-mail e número de telefone. Essas informações permitem identificá-lo e chamá-lo para uma eventual entrevista.

Porém, existem informações pessoais que não são relevantes e que não devem ser inseridas, como contas pessoais nas redes sociais, o número de RG ou CPF. Colocar essas informações pode revelar amadorismo e piorar sua imagem enquanto candidato.

3.Comentários negativos sobre ex-empregadores

Seja em um currículo ou em uma carta de apresentação, nunca fale mal de seus antigos empregadores. Fazer isso passa a ideia de que você não tem maturidade suficiente e que está agarrado ao passado. Além disso, se incluir comentários negativos sobre um empregador, o recrutador pensará que você também fará isso se ficar na empresa e um dia for despedido. Seja positivo e otimista, essa é a mentalidade certa.

4.Experiência de trabalho irrelevante

Se você é web designer, tem vários anos de experiência e está procurando emprego na área, mas enquanto estava estudando trabalhou como garçom em um restaurante, essa certamente não será uma experiência relevante para seu currículo. Foque-se em divulgar as experiências de trabalho, cursos e habilidades que realmente importam para as vagas que está se candidatando.

5.Mentiras

Inicialmente, mentir pode parecer uma ótima solução para se destacar da concorrência e enriquecer seu currículo. Porém, a mentira, se revelada, pode arruinar sua reputação profissional. Prefira sempre a honestidade, há muitas maneiras de enriquecer seu currículo que não envolvem tentar enganar o recrutador.

6.Assinatura

Apesar de algumas pessoas assinarem o currículo, não é necessário fazer isso, pois não se trata de um documento oficial. Serve apenas para mostrar seu perfil e tentar obter uma entrevista

7.Erros ortográficos e gramaticais

Quando terminar seu currículo, você deve sempre lê-lo várias vezes e fazer uma verificação ortográfica e gramatical com uma ferramenta informática ou um aplicativo. Também pode pedir a alguém para revisar seu documento para evitar erros. Enviar um currículo com erros transmitirá uma ideia de falta de profissionalismo e até de descuido, por isso assegure-se sempre de que seu documento esteja impecável.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também