A aguardada neve, prevista pelos meteorologistas, chegou ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina ontem e provocou maior procura de passeios a cidades turísticas voltadas ao clima frio, mesmo em meio à pandemia.
Na quinta-feira (20), houve registro de flocos de neve, ainda que esparsos, em municípios como os gaúchos São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Cambará do Sul, Bom Jesus e Riozinho, e em cidades da serra catarinense e Grande Florianópolis como Rancho Queimado, Major Gercino e Anitápolis. As temperaturas variaram de -5,6°C a 3,4°C.
Na gaúcha Nova Petrópolis, o casal de turistas da capital do Estado Tania Moura, 52, e Sergio Karntz, 62, diz que viajaram pelo frio. “Viemos por dois motivos. O primeiro é porque adoramos o frio e o segundo é porque foi anunciado previsão de mais neve aqui na Serra. Sempre viemos para esta cidade, o povo é bem hospitaleiro aqui”, disse empolgado o turista.
De acordo com o presidente do Sindtur-Serra Gaúcha, Mauro Salles, houve um aumento significativo de turistas em busca de hospedagem na região nos últimos dias, por conta da queda da temperatura.
“Este final de semana será surpreendente. Os proprietários dos hotéis estão muito otimistas com a chegada da neve e a expectativa é muito grande com a chegada de mais turistas”, disse Salles.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur-Nova Petrópolis), Valmor Reckler, é possível observar uma leve reação dos turistas, que estariam voltando a visitar a região.
A previsão do tempo para a madrugada deste sábado (22) será de muito frio com temperaturas abaixo de zero nos Estados sulinos. A geada também marcará presença principalmente na região dos Campos de Cima da Serra no sul e no planalto catarinense.