sexta-feira, 22 novembro 2024

Mesmo sem Carnaval, um apelo à consciência

O governador João Doria (PSDB) e secretários de estado que têm atuado no combate à pandemia fizeram um apelo contra festas clandestinas e aglomerações neste final de semana prolongado de Carnaval.
A PM (Polícia Militar) irá aumentar o efetivo para apoiar ações das vigilâncias dos municípios e as prefeituras da região devem intensificar a fiscalização para o cumprimento das regras do Plano São Paulo.
Durante coletiva realizada ontem, o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que o estado todo vem demonstrando queda nos índices de transmissão da Covid-19, mas que isso só foi possível após medidas restritivas nas últimas semana. Por isso, ele defende cautela durante o final de semana prolongado.
“Apesar de não ter sido considerado feriado de Carnaval, muitas pessoas estão em programação de viagem, porém temos que nos cuidar. Procurem descansar, mas não esqueçam de utilizar máscaras, evitem se aglomerar com outras pessoas, inclusive em ambientes externos. Temos a falsa sensação de que estar em uma praia, embaixo de um guarda sol, com outras pessoas, nos deixa seguros, isso não é uma verdade”, afirmou.
O governador João Doria foi na mesma linha. “É um Carnaval que não pode acontecer esse ano. Ano que vem, sim, teremos razões, muitas, aliás, para celebrar o Carnaval e todas as festas, com a imunização dos brasileiros”, disse.
O governador cancelou o ponto facultativo do Carnaval em todo o estado e recomendou que as prefeituras fizessem o mesmo. Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré seguiram a recomendação e funcionam normalmente entre segunda e quarta-feira.
FISCALIZAÇÃO
A reportagem do TODODIA questionou as prefeituras da região acerca da fiscalização prevista para os próximos dias a fim de combater festas clandestinas e aglomerações em bares fora dos horários e em número superior ao permitido.
Hortolândia informou que a fiscalização tem sido feita de maneira constante na cidade visando evitar festas clandestinas e aglomerações, e que irá intensificar o trabalho no final de semana prolongado.
“As ações serão intensificadas durante o período de Carnaval, contudo não serão fornecidos detalhes sobre como será a operacionalização destas ações, pois poderiam prejudicar a efetividade das mesmas”, trouxe a nota da prefeitura.
A Prefeitura de Americana informou que os plantões da fiscalização são frequentes aos finais de semana, mas que “acredita que pelo fato de não ser ponto facultativo no município, não haverá ocorrências, porém se for necessário algum atendimento nesse sentido, o mesmo será realizado em conjunto com a Gama”.
Sumaré disse que a fiscalização normalmente é intensificada aos finais de semana e Nova Odessa destacou a preocupação com as festas.
“Sabemos que eventos e festas clandestinas geralmente ocorrem em locais distantes. As denúncias devem ser feitas para a GCM ou para a PM, que estarão comunicando a Vigilância Sanitária, e as medidas cabíveis serão tomadas. Haverá multas para eventos e festas com aglomeração”, informou a prefeitura.
Esse apoio da PM, inclusive, foi citado na coletiva pelo secretário de Segurança Pública, General João Campos. “Nesse final de semana, até dia 17, estamos com uma operação chamada ‘Paz e Proteção’, que terá mais de 30 mil policiais em condições de apoiar os agentes sanitários. Estamos prontos para apoiar qualquer acionamento, faremos o tanto quanto for necessário, estamos juntos para apoiar e proteger os agentes sanitários”, disse. Serão 30 mil policiais em ação ao longo dos dias em todo o estado.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também