sábado, 20 julho 2024
DEFENDER A INFÂNCIA

Nessa quarta-feira (12) é lembrado o Dia Contra o Trabalho Infantil

A TV TODODIA entrevistou a Gerente de Desenvolvimento e Serviço, Sonia Dias, que explicou a importância sobre o debate
Por
Felipe Gomes
Foto: Reprodução

É lembrado nesta quarta-feira (12) o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, data que surgiu para conscientizar a população para a proteção da criança e adolescente. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), a necessidade de trabalhar é o principal fator que leva o estudante a sair da escola, com 41,7% das respostas. Em segundo lugar, o maior empecilho, registrando 23,5% é a falta de interesse, e a gravidez na adolescência é o terceiro fator, com 9,7%.

Em entrevista exclusiva com a TVTODODIA a Gerente de Desenvolvimento Social do Itaú Social, Sônia Dias, que explicou sobre a importância de olhar para a pauta no dia a dia “ O Ensino Médio é a etapa de ensino mais afetada com a evasão escolar. Os alunos acabam saindo da escola para trabalhar e ajudar em casa e as crianças que mais são afetadas, são as crianças negras, indígenas e que possuem algum nível de vulnerabilidade social. Essas crianças começam a trabalhar e gradualmente vão faltando, até que param de ir de vez para as escolas, geralmente elas estão em trabalhos precários, com salários baixos. A evasão escolar atrapalha muito o futuro dessas crianças, pois elas não conseguem se especializar e acabam permanecendo nesses trabalhos precários”, enfatizou Sônia.

De acordo com a Constituição Federal, criada em 1988, a criança brasileira tem direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária, além de ser um dever coloca-las a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Sônia enfatiza que a solução desse problema envolve diversos setores da sociedade “Para a solução da evasão escolar, é necessário olhar para as causas que tiram essas crianças da escola. É a moradia o problema dessa família? Então é necessário olhar qual politica pública atende essa necessidade. É alimentação o problema dessa família? Então é necessário olhar para a politica que atende essa necessidade. O trabalho infantil precisa ser olhado e debatido todos os dias, para que a gente não normaliza esse problema.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também