A OMS (Organização Mundial da Saúde) deve obter nas próximas semanas resultados de ensaios clínicos com medicamentos que podem ser eficazes no tratamento de pacientes com Covid-19, disse na sexta-feira (3) o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
“Cerca de 5.500 pacientes em 39 países foram recrutados até agora para o ensaio Solidariedade”, disse ele, referindo-se aos estudos clínicos que a agência da ONU (Organização das Nações Unidas) está conduzindo pelo mundo. “Esperamos resultados intermediários nas próximas duas semanas”, acrescentou.
O programa da OMS começou com cinco braços analisando possíveis tratamentos para a Covid-19: atendimento padrão; remdesivir; os medicamentos antimalária cloroquina/hidroxicloroquina; os medicamentos para HIV lopinavir/ritonavir; e lopanivir/ritonavir combinados com interferon.
No início deste mês, a OMS interrompeu o teste com cloroquina/hidroxicloroquina, depois que estudos indicaram que não mostravam benefício para quem tem a doença, mas ainda são necessários mais estudos para verificar se podem ser eficazes como medicamento preventivo.
Mike Ryan, chefe do programa de emergências da OMS, disse que seria imprudente prever quando uma vacina pode estar pronta contra a Covid-19, a doença respiratória causada pelo novo coronavírus, que matou mais de meio milhão de pessoas no mundo.