Os pagamentos por aproximação, que não exigem a inserção do cartão na maquininha, mais do que quintuplicaram em 2020 no Brasil.
Foram movimentados R$ 41 bilhões pela modalidade no ano passado, uma alta de 470% sobre 2019, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) divulgados nesta terça-feira (9),
Os pagamentos feitos por essa tecnologia ficaram divididos principalmente entre cartão de débito e crédito, com R$ 19,5 bilhões e R$ 18,8 bilhões, respectivamente.
Outros R$ 2,7 bilhões em pagamentos por aproximação foram de cartões pré-pagos.
Essa modalidade, que já vinha avançando, acabou ganhando novos adeptos com a chegada da pandemia.
Segundo o diretor de estratégia do Itaú Unibanco, Moisés Nascimento, a tendência é que os pagamentos por NFC, como também são conhecidos, sigam em destaque por serem mais higiênicos e pela maior praticidade e rapidez.
“Vemos uma tendência de retorno das compras físicas em detrimento do ecommerce, mas não vemos os pagamentos por aproximação diminuírem. Esse é um comportamento que deve perdurar no pós-pandemia”, afirmou.
Outro relatório divulgado nesta terça, pelo Itaú Unibanco – para analisar o comportamento de consumo dos brasileiros -, mostra que apesar de o varejo físico ter terminado 2020 praticamente estável, o varejo online ganhou espaço entre os consumidores: o crescimento do segmento foi de 19,4% em relação a 2019.
Ainda segundo o Itaú, a representatividade das compras online aumentou 15,7%.
“Até mesmo as lojas que não faziam vendas online passaram a oferecê-las. Além disso, o consumidor também passou a ser a fazer compras maiores, reduzindo a frequência de gastos e aumentando o gasto médio de cada transação”, afirmou Nascimento.
Segundo o presidente da Abecs, Pedro Coutinho, o auxílio emergencial ajudou nessa digitalização – dados da associação apontam que os meios de pagamento digitais movimentaram R$ 52,6 bilhões provenientes do auxílio em 2020. As compras remotas com cartão subiram 32,2% no ano passado, impulsionando o varejo. O setor, no entanto, começou a apontar uma acomodação ao longo do último trimestre de 2020.