quinta-feira, 2 maio 2024
MELHOROU

Papa Francisco recebe alta na manhã desta sexta-feira após nove dias internado

Líder católico deixou o hospital e já retorna ao trabalho. Médico diz que após cirurgia “ele será um Papa mais forte”
Por
Isabela Braz
Foto: Vatican News

Após nove dias internado por decorrência de uma cirurgia, o Papa Francisco recebeu alta na manhã desta sexta-feira (16) do Hospital Gemelli, em Roma, onde esteve internado desde o último dia 7 de junho.

Francisco realizou uma laparotomia e cirurgia plástica na parede abdominal, realizada para fins de diagnóstico.

Ao sair, de cadeira de rodas, o papa foi recebido por uma pequena multidão que o aplaudiu e o cumprimentou calorosamente. O Santo Padre estava sereno, sorridente e solicito com os fiéis.

Ao chegar próximo da imprensa, as primeiras palavras proferidas por Francisco foram em relação ao naufrágio dos migrantes no mar Egeu. “Eu ainda estou vivo” e “sofro pelos migrantes”. Enquanto atravessava pelos repórteres, o papa também agradeceu o serviço dos jornalistas.

Segundo coletiva realizada com o cirurgião-chefe que realizou a operação no pontífice, Sergio Alfieri, o papa está bem e “confirmou todas as viagens” que irá fazer em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude e também a da Mongólia no final de agosto. “De fato”, enfatiza o especialista, “ele poderá enfrentá-las melhor do que antes, porque agora não terá mais o desconforto dos problemas anteriores. Ele será um Papa mais forte”.

Apesar de período de repouso, o cirurgião afirmou que o Papa até já voltou a trabalhar. “Pedimos a ele que fizesse uma convalescença, tenho certeza de que ele nos ouvirá um pouco mais desta vez, porque ele tem compromissos importantes pela frente e já disse pessoalmente que cumprirá todos eles, inclusive as viagens”, reafirma, Alfieri.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, anunciou na quinta-feira (15) que a equipe médica informou que Papa Francisco tinha repousado bem durante a noite. “Os exames hemato químicos estão normais”, disse Bruni.

Primeiras visitas


Após deixar o Hospital Gemelli, antes de retornar ao Vaticano, Francisco foi até à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, como já o fez dezenas de vezes durante seu pontificado.

Antes de retornar ao Vaticano, pouco depois das 10h no horário de Roma (5h da manhã no horário de Brasília) o Papa fez uma breve visita particular às freiras do Instituto Maria Santissima Bambina, reunidas para o capítulo geral, e, do lado de fora da entrada Perugino, cumprimentou a polícia e agradeceu pelo serviço prestado.

A Sala de Imprensa vaticana informou na manhã desta sexta-feira que o Santo Padre irá rezar o Angelus deste domingo – reza realizada com os fiéis presentes na Praça São Pedro em Roma – e as audiências dos próximos dias estão confirmados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também